Omega mostra que precisão não está obsoleta - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Omega mostra que precisão não está obsoleta

O mais novo relógio Speedmaster Super Racing da Omega tem o movimento mecânico mais preciso da marca: o Spirate System, que permite uma precisão de 0/+2 segundos por dia. Em um mundo dominado por smartphones, supercomputadores e tecnologia de pulso que teria feito o coração do Capitão Kirk disparar se estivesse disponível em 1966, quando Star Trek estreou. Ele mostra que a precisão de um relógio mecânico com dispositivo de tecnologia de cronometragem não está obsoleta, como alguns pensam.

Os relógios mecânicos podem ser inferiores em comparação com seus equivalentes de quartzo, no que diz respeito à precisão. E certamente são inferiores em termos de precisão quando comparados ao seu smartphone. No entanto, eles são superiores em vários outros aspectos: eles nunca exigem que uma bateria seja trocada ou carregada; eles são baseados em tecnologia que é amplamente à prova de futuro e pode, teoricamente, funcionar para sempre.

Então, com esse espírito, a Omega apresenta esse Speedmaster, que é uma maravilha mecânica digna de toda a sua atenção. O novíssimo Speedmaster Super Racing é um novo mecanismo apelidado de Spirate System, que permitiu à marca estrela do Swatch Group atingir uma precisão de 0/+2 segundos por dia. Este espiral com patente pendente, que pode ser facilmente ajustada por um relojoeiro treinado em uma boutique Omega, permite ajustes de taxa ultrafinos com precisão melhor do que o cronômetro (-4/+6 segundos por dia). Isso pode ser alcançado graças a uma nova mola de equilíbrio Si14 e um sistema de ajuste “excêntrico” (palavra da Omega, não nossa) na ponte de equilíbrio do movimento.

Dentro do novo Speedmaster Super Racing, esse movimento é o Co-Axial Master Chronometer 9920. Ainda assim, a marca espera levar essa tecnologia para mais movimentos – e, portanto, mais relógios – o mais rápido possível. Tudo isso é muito emocionante para os fãs sérios de relojoaria. Esse tipo de precisão é bastante difícil de obter até hoje; de fato, a menos que você esteja lidando com um movimento interno especializado, como um dos calibres Co-Axial da própria Omega, mesmo um movimento certificado pelo COSC não fornecerá esse tipo de precisão.

Medindo 44,25 mm por 14,9 mm de altura – com uma largura incômoda de 21 mm -, ele apresenta um mostrador inspirado no Racing repleto de detalhes em amarelo sobre preto, o clássico handset de baton Speedy lumed e o (também) clássico A pista de corrida quadriculada de 1/5 de segundo ao redor da periferia. Olhe atentamente e você perceberá que o relógio ostenta uma interessante configuração de submostrador: enquanto os segundos corridos são relegados às 9 horas, como de costume, às 3 horas, há uma combinação de registrador de 60 minutos/12 horas.