Conheça o primeiro capacete de grafeno do mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o primeiro capacete de grafeno do mundo

Capacete de grafeno promete ser mais leve e resistente com este que é o cristal mais fino do mundo e 200 vezes mais forte que o aço. Desenvolvido pela brasileira Taurus em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (RS), este material entra na composição do casco do capacete, inovando o mercado com a criação do primeiro capacete de grafeno do mundo. “Utilizando o grafeno, você melhora as performances do produto em que ele é aplicado. No caso dos capacetes, conseguimos deixá-los muito mais resistentes, e leves, além de utilizarmos um material que temos em abundância. O Brasil é a segunda maior reserva do mineral grafita, de onde o grafeno é extraído”, explica Carlos Laurentis, CEO da Taurus Helmets.

Este produto levou dois anos de estudo para ficar pronto e promete mexer com o mercado, uma vez que o Grafeno é um material de uma fina camada de grafite que pode ser usada em diversas áreas, desde construção, energia, telecomunicações, medicina e eletrônica. Contudo, ele é leve, rígido, conduz eletricidade e ainda é impermeável e, quando combinado com outros materiais, o grafeno pode reforçar as suas propriedades.

 

O projeto começou em 2020, a princípio com grafeno em pó. No entanto, a novidade começou a ganhar força em 2021, quando surgiu uma solução mais viável. E agora se concretiza com o Graph-X Black da marca Urban Helmets, do grupo Taurus, que é um capacete do modelo Cafe Racer, que chega ao mercado na segunda quinzena de março por R$ 989. Apesar de usar grafeno, o Graph-X Black tem o mesmo preço do mesmo modelo de capacete clássico feito em plástico ABS (acrilonitrila butadieno estireno).

Líder na fabricação de capacetes automobilísticos no Brasil, a fabricante brasileira de capacetes Taurus Helmets afirma que, durante dois anos de estudos em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e a UCS Graphene, conseguiu desenvolver a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina. Depois, a marca conseguiu aprimorar o material para viabilizá-lo na estrutura fabril de Mandirituba (PR).

E, com este inovador formato do modelo Cafe Racer, denominado de Graph-X Black, o capacete poderá ajudar a Taurus Helmets a aumentar ainda mais sua fatia de mercado. Mas, será necessário aguardar ainda alguns dias para o começo das vendas no site da Taurus, previsto mesmo pelo valor de R$ 989, após o lançamento oficial no 12º Salão Nacional e Internacional das Motopeças, em São Paulo, entre os dias 08 e 11 de março.