Conheça o Tonale, último novo modelo movido a combustão interna da Alfa Romeo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Tonale, último novo modelo movido a combustão interna da Alfa Romeo

Além do híbrido plug-in que chegará aos EUA em breve, um Alfa elétrico a bateria está a caminho, junto com o Fiat 500e. É o crossover Tonale, que é o último novo modelo movido a combustão interna da Alfa Romeo, juntando-se ao maior crossover Stelvio e ao sedã Giulia na linha dos EUA. Afinal, o primeiro veículo totalmente elétrico da Alfa chega em 2025, apesar da montadora não ter identificado ainda esse modelo.

O mercado dos EUA receberá uma versão do Tonale, um híbrido plug-in com um motor turbo de quatro cilindros MultiAir de 1,3 litros, pelo menos 30 milhas de alcance totalmente elétrico e tração nas quatro rodas padrão. À primeira vista, o crossover Alfa Romeo Tonale enfrenta grandes obstáculos enquanto a marca se prepara para iniciar as vendas nos Estados Unidos em maio. Os dois carros da marca italiana na linha americana – o crossover Stelvio e o sedã Giulia – quase não marcaram presença em seus respectivos segmentos.

“É de longe o CUV com melhor desempenho da categoria no segmento”, com 285 hp, uma suspensão de amortecimento de frequência de resposta rápida e um equilíbrio de peso ideal de 50-50, disse Larry Dominique, vice-presidente sênior e chefe de Alfa Romeo e Fiat América do Norte. “De um ponto de vista de desempenho dinâmico, quando eu o dirigi lado a lado com BMW, Mercedes, Audi – não importa com quem estou comparando – este veículo está muito acima deles do ponto de vista de desempenho. Então, para mim, é isso que realmente estamos tentando alcançar”, disse ele a jornalistas, recentemente.

O mercado dos EUA receberá uma versão do Tonale, um híbrido plug-in com um motor turbo de quatro cilindros MultiAir de 1,3 litros, pelo menos 30 milhas de alcance totalmente elétrico e tração nas quatro rodas padrão. O Canadá e o México receberão o PHEV e um quatro cilindros turbo de 2,0 litros, enquanto a Europa receberá o Tonale como um híbrido leve, um PHEV e diesel. O preço do Tonale nos Estados Unidos começa em $ 44.590 (incluindo taxas de destino) no acabamento básico Sprint, depois sobe para o acabamento Ti de $ 46.590 (“elegante e distinto”), depois para o Veloce de $ 49.090 (“caráter esportivo e luxo”). Considere o crédito fiscal federal de US $ 7.500 disponível (graças ao trem de força somente PHEV que economiza combustível) e o Tonale parecerá acessível para alguns.

Com o roadster 4C fora da linha, o Giulia e o Stelvio – ambos com motores a gasolina – são as únicas ofertas nos EUA até a chegada do Tonale, e Dominique está convencido de que ambos os modelos existentes “podem ser competitivos por um bom tempo” no mercado atual. forma. O Tonale ficará abaixo do Stelvio, que é classificado como um crossover de luxo de médio porte que começa em $ 46.200 – um aumento modesto em relação ao preço do Tonale. O Stelvio está no final de um segmento lotado que inclui BMW X3, Acura RDX, Audi Q4, Lexus NX e Mercedes GLC.

O Tonale pode acabar no segmento de pequenos crossovers de luxo, onde enfrentaria muito menos concorrentes, como Audi Q3, BMW X1, Lexus UX, Mercedes GLA e Volvo XC40. O sedã Giulia da Alfa chegou aos EUA em 2016, e a marca já confirmou que um novo carro-chefe Giulia, que será elétrico a bateria, está em andamento. O Stelvio chegou aos EUA em 2017, e Dominique disse que “faz todo o sentido” substituí-lo por uma versão totalmente nova com bateria elétrica.

Tanto o Stelvio quanto o Giulia de próxima geração sairão da nova plataforma STLA Large da Stellantis, confirmou Dominique.Além desses dois e do Tonale, o CEO da marca Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, sugeriu que a marca precisa de um veículo do segmento E de nível executivo maior que o Stelvio.