As delícias e surpresas de um gin da Falkland Island Distillers - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

As delícias e surpresas de um gin da Falkland Island Distillers

As Ilhas Malvinas, entre a América do Sul e a Antártica, no Oceano Atlântico Sul, são um lugar remoto e pitoresco. Com a sua origem na agricultura e na pesca, as Ilhas sempre se sentiram próximas da natureza, com os habitantes locais a viverem da terra e do mar abundante que a rodeia. Mais recentemente, no entanto, com um crescente comércio de turismo, as Ilhas Falkland procuraram adotar a tecnologia moderna. Isso ajudou a comunidade da ilha e seus negócios a desfrutar de uma sensação renovada de conexão com o resto do mundo. E é neste cenário que um empreendedor chamado Richard McKee se alojou e fundou a Falkland Island Distillers, em 2016, em uma base experimental de pequena escala que lançou seu primeiro gin, Darwin’s Botanicals, em 2019.

Por isso, na Antártida, é obrigatório uma passada nesta destilaria de gin nas Ilhas Malvinas, em um dos destinos mais quentes – e mais frios – para viajantes intrépidos atualmente. Além de oferecer um raro vislumbre dos extremos encontrados nos polos do planeta (com todas as geleiras, pinguins, focas e baleias) há uma beleza intocada sem limites e este delicioso gin artesanal. “Vim trabalhar nas Ilhas Malvinas pela primeira vez há 25 anos e, por muitos anos, tive um grande interesse em destilar e a possibilidade de desenvolver uma bebida local aqui”, diz ele. Essa curiosidade o levou a buscar um diploma de pós-graduação, via aprendizado remoto, em Brewing and Distilling pela renomada Universidade Heriot-Watt de Edimburgo .

As Ilhas Falkland, lar de cerca de 3.300 residentes humanos e várias centenas de milhares de ovelhas, e agora também abrigam uma das destilarias artesanais mais ao sul e remotas do mundo, a Falkland Island Distillers. A destilaria produz uma linha de gins que evocam seu lugar especial no planeta, um território ultramarino britânico composto por 778 ilhas localizadas a 300 milhas da costa da Patagônia argentina. O empresário opera em um edifício histórico na cidade portuária de Stanley, a capital das Malvinas, que serve como um popular porto de escala a caminho do Continente Branco.

Nascido na Irlanda do Norte, McKee inicialmente imaginou produzir uísque nas Malvinas e ainda espera realizar a façanha no futuro. “Mas amigos e colegas da indústria de destilados do Reino Unido me encorajaram a começar com o gim e, antes que eu percebesse, isso havia dominado”, diz ele. Ele importa destilado neutro em grãos e cria microlotes de 100 litros, redestilando e infundindo o destilado com seus botânicos escolhidos; Darwin’s Botanicals Gin serve como o núcleo de sua programação. “É o mais exclusivo das Malvinas, sendo verdadeiramente local em seu caráter.” Por enquanto, o gin apropriadamente nomeado incorpora vários ingredientes que foram coletados como amostras por um jovem Charles Darwin durante sua passagem pelas Malvinas em 1833, antes de chegar às Galápagos. Isso inclui teaberries e bagas de abelhas colhidas a dedo por McKee nas colinas circundantes de fevereiro a abril de cada ano.

Também na programação estão o South Atlantic Kelper’s Gin, feito com algas locais coletadas à mão durante o mergulho, e o Dog Watch Gin, feito com aguardente de cana como base. McKee diz que o Kelper’s é mais apimentado e picante, enquanto o Dog Watch “é distintamente mais estridente e doce em caráter”. Como a destilaria não exporta nem despacha nenhum de seus produtos, uma visita a Stanley é a única maneira de conseguir uma garrafa. Porém, há cruzeiro como o Abercrombie & Kent Holiday Voyage para as Malvinas, Geórgia do Sul e Antártida a bordo do Ponant Le Lyrial, que faz sua primeira parada nas Ilhas Malvinas antes de navegar mais longe, oferecendo aos passageiros um último vislumbre – e, neste caso, o último gostinho – da civilização antes de navegar para as águas da Antártida.

Esses cruzeiros são uma força vital para as empresas nas Malvinas, trazendo dezenas de milhares de visitantes ávidos para as ilhas. “Existem desafios bastante exclusivos das Malvinas, especialmente em termos de logística, por isso é essencial planejar com meses de antecedência e sempre ter planos de contingência funcionais em vigor”, diz McKee. “No entanto, temos muita sorte de poder receber uma diversidade incrível de visitantes, seja em trabalho ou em férias, e foi maravilhoso conhecer pessoas realmente amáveis ​​e interessantes que vêm de Stanley.” E, como no casos desses cruzeiros antárticos, os passageiros costumam levar algumas garrafas de volta a bordo, é possível experimentar esses produtos. “O Dog Watch me lembra caminhadas na floresta, com aromas como pinho, e eu o misturava com uma clássica água tônica”, diz ele. “O South Atlantic Kelper’s é mais frutado e florido, e eu o usaria em um coquetel com groselha, como um Bramble.”