CCBB Rio é palco de homenagem à Mulher com o Música no Museu - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

CCBB Rio é palco de homenagem à Mulher com o Música no Museu

Música no Museu abre programação do Dia Internacional da Mulher Rio com estreia nesta quarta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em homenagem a data que é comemorada no dia 8 de março. Desta forma, o projeto apresenta todos os shows do mês com mulheres. “Durante um mês inteiro, só mulheres musicistas, preferencialmente obras de autoria de mulheres ou obras com nomes de mulheres”, disse Sergio da Costa e Silva, líder e idealizador do projeto.

A programação ao Dia Internacional da Mulher começou na quarta-feira (1º dia), às 12h30, no CCBB RJ, onde a pianista Aleida Schweitzer interpretou clássicos internacionais. Já no domingo (5), a programação dedicada às mulheres foi interrompida para homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos, cujo aniversário foi o dia nacional da música erudita. Mas, nas festividades que contam com entrada gratuita, os bilhetes são levantados na sala de concertos uma hora antes do início das apresentações. No dia 8, quando é comemorado o grande Dia Internacional da Mulher no CCBB RJ, a dupla Marina Machado (piano) e Ana Cláudia de Assis (violoncelo) tocarão clássicos brasileiros às 12h30.

No dia 12, às 13h, o Museu da República, no bairro do Catete, recebe o Coral Agora Vaz sob a direção de Célia Vaz a partir das 13h. Clássicos brasileiros também estão programados. No dia 14, no Paço Imperial, Praça XV, às 12h30, é a vez da musicista Graça Alan tocar violão. O programa incluiu música de Bach, Baden Powell e compositores femininos. No dia 15, as pianistas Georgia Szpilman e Dilia Costa apresentarão simultaneamente Love Letters de Francisco Mignone para ela Jo, CCBB RJ.

No domingo (19) a programação volta ao Museu da República a partir das 13h, onde a pianista Deborah Levy tocará clássicos brasileiros. De volta ao CCBB RJ, a pianista Fernanda Cruz interpreta As Estações opus 37 bis de Tchaikovsky no dia 22, às 12h30. Em seguida, dia 23, às 12h30, no Museu da Justiça, a pianista Eliane Salek com músicas de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Cartola, Tom Jobim e Villa-Lobos, e dia 25, às 18h, na cidade Palace, Botafogo, pianista Licia Lucas com clássicos internacionais.

 

No domingo (26), às 13h, no Palácio do Catete, o coro lírico feminino da Associação de Canto Coral (ACC) está programado para cantar clássicos internacionais sob a regência de Cláudio Ávila. No dia 28, o projeto volta a homenagear, desta vez, os 100 anos do nascimento do músico Waldir Azevedo, ocorrido em 23 de janeiro. Waldir Azevedo, conhecido como o gênio do Cavaquinho, é o autor do sucesso do Brasileirinho. É no Museu do Exército, Forte de Copacabana, a partir das 18h, com Dani Spielman no saxofone e Sheila Zagury no piano. Ao final da programação dedicada às mulheres do Rio de Janeiro, dia 29, às 12h30, o CCBB RJ apresenta a pianista Miriam Grosman, que interpreta Schubert, Beethoven, Villa-Lobo, Santoro.