Turismo Rural de Escada promove passeio pela Rota dos Barões em Pernambuco - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Turismo Rural de Escada promove passeio pela Rota dos Barões em Pernambuco

Ano passado foi inaugurado o primeiro Museu de Turismo de Pernambuco, em Escada, o “Museu Turismo Rural de Escada”, juntamente com a 1º agência de Turismo da cidade daquela cidade, que veio reforçar um projeto antigo de “Turismo Rural”, pensado e iniciado há mais de 20 anos, mas que não seguiu adiante. Mas, agora, o novo idealizador e responsável o jovem empresário Alex Ântony deu início com uma ideia especial de proporcionar diversos passeios pela cidade, proporcionando aos visitantes o acesso guiado aos pontos turísticos do município que poucos conhecem.

O Museu Turismo Rural de Escada, que está localizado na Av. João Manoel Pontual, 26, em Escada, promove uma série de iniciativas como a Rota dos Barões, que terá nova edição no dia 19 de Março, que proporcionará uma imersão incrível por relíquias de engenhos de açúcar na Mata Sul de Pernambuco. O passeio promove a visita a cinco engenhos e prevê novos passeios na cidade, que foi um rico polo de engenhos de açúcar em seus tempos áureos quando detinha mais de 150 propriedades funcionando a todo valor.

Com o declínio da tradicional atividade agroindustrial, a maioria desapareceu e alguns deles foram escolhidos para acolher o projeto Turismo Rural de Escada, que prevê visitas a casarões de antigos engenhos, passeios por cachoeiras e caminhadas nas estradas com fama de mal-assombradas, em rotas distintas como a Casa Grande do Engenho Barra, Casa Grande do Engenho Limoeiro Velho e Ruínas do Engenho Jundiá, onde nasceu o pintor mundialmente conhecido Cicero Dias.

PROGRAMAÇÃO:

– Museu Turismo Rural de Escada. 1º Museu de Turismo do Estado de Pernambuco, que guarda mobílias e peças desde o século XVIII dos nossos barões, senhores de engenhos, escravizados, religiosos e diversas histórias.

– Casa Grande do Engenho Barra: Residência da família Bastos de Albuquerque, descentes do Barão de Pirangy e Visconde de Utinga, onde recebeu na década de 1930 a visita de Frei Damião.

– Casa Grande do Engenho Limoeiro Velho: Datado de 1875, tem muita história ainda preservada, ao sabermos que nela residiu o Barão e a Baronesa de Escada, qual foi adquirido por ele ao Barão do São Brás e na década de 1960 foi gravado o filme “Riacho de Sangue” censurado pela ditadura militar.

– Ruínas do Engenho Jundiá: Também conhecida como residência do Barão de Jundiá e onde aconteceu diversos fatos históricos, feito a visita do descobridor do túmulo de tutacamon faraó do Egito e do Cangaceiro Antônio Silvino.

SERVIÇO

Projeto Turismo Rural de Escada

Saída às 7:30 do Museu do Turismo de Escada.

Retorno: 13h

Valor: R$:100,00

Incluso: café colonial no museu, transporte e guiamento e acesso aos locais que serão visitados.

Reservas até dia 10/03 através do PIX: 81991156667 (Álex Ântony)