Cavani Rosas leva sua “Raízes e Ramificações” para a Christal Galeria - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Cavani Rosas leva sua “Raízes e Ramificações” para a Christal Galeria

Cavani Rosas inaugura exposição ‘Raízes e Ramificações’ na Christal Galeria, onde a obra do artista estará disponível a partir desta quinta-feira, dia 16 de março, a partir das 18h. O artista pernambucano Cavani Rosas ocupa todos os espaços da Christal Galeria,  no Pina, para comemorar seus 70 anos, com curadoria de Júlio Cavani. Por isso, na abertura, haverá apresentação musical do instrumental Mongiovi Trio, formado pelos músicos Angelo Mongiovi, Miguel Mendes e Rostan Junior. “Tanto os traços de precisão cirúrgica quanto as formas mais soltas na arte de Cavan, há uma consciência do gesto da mão que se transforma em composições sublimes. Mesmo nas representações mais detalhadas da paisagem, pode-se observar uma criação que se expressa por meio de escolhas sutis e decisivas”, afirma o curador da mostra, Julio Cavani.

Com mais de meio século de carreira, Cavani Rosas é um dos maiores mestres do desenho de Pernambuco, reconhecido e celebrado tanto na arte quanto na ciência. Graças ao seu controle perfeccionista sobre os elementos de perspectiva, textura e anatomia, e sua forte expressividade autoral, o designer recifense desenvolveu um estilo próprio e inconfundível, que foi compartilhado na formação de novas gerações de artistas que foram seus alunos e ajudantes, nas décadas recentes. Na obra de Cavani, o desenho é um gesto de criação, exploração, expressão poética e preservação cultural.

E é isso tudo que o artista apresenta ao público desenhos e esculturas que refletem um ofício quase ritualístico baseado na imersão existencial, comunicação pessoal e diversidade de temas e estilos desde formas abstratas livres até realismo metafórico. ‘Raízes e Ramificações’ é uma exposição que reúne o trabalho do artista, construído a partir de temas como formações botânicas, figuras culturais e lugares reais, colocados no contexto da fantasia e abstrações expressivas. “Linhas e pontos são como elos entre dimensões distantes e multiversos paralelos. As esculturas entendem essas preocupações como volumes físicos que se espalham pelos espaços”, conclui o curador.

As obras que chegam à Christal Galeria – 31 desenhos e cinco esculturas – estão divididas em três grupos temáticos diferentes: Lugares e Cultura, Formas Orgânicas e Tempestade. Pinturas e esculturas mostram o entrelaçamento de vários caminhos em um todo único e ao mesmo tempo heterogêneo, que naturalmente se desenvolveu e amadureceu ao longo de cinco décadas. “A arte de Cavani é como uma árvore que, com suas raízes bem enraizadas, se expande em infinitas composições de folhas e galhos”, define Julio Cavani.

 SERVIÇO

Exposição Raízes e Ramificações -Cavani Rosas

Onde: Christal Galeria

Quando: Abertura no dia 16 de março de 2023, às 18h.

A exposição ficará em cartaz até o dia 13 de maio e poderá ser conferida de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 15h.

Endereço: Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina.

Entrada Gratuita