A Gucci lança sua coleção cápsula Continuum
A casa de luxo italiana convocou um punhado de designers de várias origens para imaginar uma série de peças feitas de seus materiais dormentes. Uma iniciativa que faz eco ao programa de economia circular apresentado pela marca há algumas semanas. Onze designers, artistas e marcas que estão revelando o fruto de sua colaboração com a Gucci nos dias de hoje.
Estão entre esas a Vans, Alpha Industries, Slam Jam, Alice Pons, Collina Strada, Rare Review, Egonlab, Proleta Re Art, Hodakova, Call of the Void ou mesmo DRX Romanelli, que, para esta coleção inaugural Gucci Continuum, foram convidados a integrar tecidos em suas criações e outros materiais dos estoques não utilizados da Casa. Tênis, bolsas, chapéus, peças prêt-à-porter ou obras de arte, todos esses projetos são colocados à venda na loja conceito experimental Gucci Vault.
Gucci Continuum amplia a capacidade criativa da Maison de transcender o tempo, usando materiais de ontem nos designs de amanhã. Enquanto esta coleção é objeto de uma campanha promocional de baixo impacto apoiada em fotos locais e sem acessórios, a iniciativa pretende ilustrar o lançamento, no mês passado, do Circular Hub, uma plataforma que visa injetar os preceitos da economia circular no sistema operacional da Gucci.
Desde o ecodesign até a escolha das matérias-primas, o processo tem passado pelas etapas de logística e rastreabilidade das peças. Enquanto a Gucci atua como piloto neste projeto, a Kering pretende estender a iniciativa para as outras Maisons do grupo. Na sequência, a marca florentina também anunciou o lançamento do Gucci PreLoved, programa de retomada de peças em segunda mão.
Realizado em colaboração com a plataforma de segunda mão Vestiaire Collective, permite ao seu proprietário trocar uma seleção de malas por um crédito na loja ou online. A cápsula Gucci Continuum, por sua vez, deve ser renovada posteriormente com a ajuda de outros talentos.