Navegue na riqueza cultural nas Termas de Caracalla, na Itália - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Navegue na riqueza cultural nas Termas de Caracalla, na Itália

As Termas de Caracalla foram o segundo maior banho público da capital italiana e foram construídas durante o reinado dos imperadores romanos Lucius Septimus Severus e Caracalla. Este local é um dos complexos de spa mais bem preservados da Itália, que agora se transforma em um mega festival, com 50 noites inteiras de grandes shows, que vão combinar ópera, dança, cinema, teatro, música sinfônica, jazz e pop. De 30 de maio a 10 de agosto, a temporada de verão da Ópera de Roma nas Termas de Caracalla desertará de um Festival de grandes dimensões e alcance.

“O Teatro de la Ópera vem com uma programação mais rica e variada para um cenário único no mundo como Caracala, um contentor de envolventes e sugestões de véus de verão inesquecíveis para milhares de pessoas e turistas, romanos e romanas”, apresentou o alcalde Roberto Gualtieri, presidente da Fundação.

Os espaços também serão ampliados para a grande quantidade de eventos: nas 4.500 salas será resumido o Teatro del Pórtico, eles olham para o Antiguas Termas, na área do chamado templo de Júpiter, destinado a novos e diferentes gêneros. Muitos grandes artistas estão envolvidos no projeto: Myung-Whun Chung para a sinfonia; os diretores Damiano Michieletto e Lorenzo Mariani para a ópera; Roberto Bolle para dançar; Moni Ovadia para o teatro; Stefano Di Battista para jazz; e os artistas pop Antonello Venditti e Francesco De Gregori. Há também artistas como Fiorella Mannoia com Danilo Rea, Andrea Bocelli e, principalmente em Caracalla, Zucchero e Massimo Ranieri.

“Após o extraordinário sucesso do verão passado, teremos que criar um Festival interdisciplinar baseado na combinação de gêneros que envolverá todos os conjuntos artísticos da fundação, orquestra, coro, corpo de baile e técnicos”, explicou o superintendente Francesco Giambrone.

A programação será inaugurada no dia 23 de junho com a turnê mundial da versão restaurada de “O Grande Ditador” (El Gran Dictador) de Charlie Chaplin , com música interpretada pela Orquestra do Teatro . Dia 30 será a vez da música pop com Zucchero. A ópera tenderá a apresentar “La Traviata” (de 21 de julho a 9 de agosto) e “Rigoletto” (de 3 a 10 de agosto). Continuará com o musical “Strictly Gershwin” (1, 2 e 4 de julho) e as veladas de “Roberto Bolle and Friends”, de 11 a 13 de julho. No dia 9 de julho, acontece a apresentação de música sinfônica com Chung, com a Sinfonia nº 9 de Beethoven.