Tenha uma experiência medieval na Itália
Uma viagem imperdível pela Itália é seguir o rumo para Cittadella, uma cidade murada veneziana que está no top 5 dos destinos imperdíveis da Europa, segundo o European Best Destination in Italy. Este destino está localizado na província de Pádua.
As razões? Excepcional: em primeiro lugar, Cittadella é a única cidade murada da Europa que possui uma passarela de patrulha perfeitamente preservada e totalmente acessível, que pode ser percorrida ao longo de toda a circunavegação de três quilômetros em alta altitude. Um passeio altamente recomendado para os amantes da fotografia, considerando a vista panorâmica que pode ser apreciada lá de cima.
Do alto das muralhas da Cittadella você pode admirar as encruzilhadas ordenadas das ruas internas, que como um tabuleiro de xadrez cruzado dentro de um círculo, representam o plano de grade ortogonal típico das cidades fortificadas; e então o olhar se estende até o horizonte, do Monte Grappa às colinas Asolani, das montanhas Euganei às montanhas Berici até quase vislumbrar Veneza, em dias claros e ensolarados.
Caminhar a quinze metros de altura pelo antigo passeio das muralhas do século XIII é apreciar o inestimável patrimônio histórico e cultural da Cittadella, único em seu gênero. O percurso, com um custo de 5 euros por bilhete (3 euros pelo preço reduzido), tem o seu ponto de acesso na Porta Bassano, a partir da Casa del Capitano, onde se encontra o Posto de Informação e Receção Turística . Durante o passeio completo, que dura uma hora, o visitante é protegido por parapeitos, corrimãos e passarelas de ligação. Uma emoção para se entregar.
Uma pedra e um anel de água. Visto do alto de um avião ou da filmagem de um drone, Cittadella revela-se como um selo: um anel de pedra e outro de água, porque originalmente existiam pontes levadiças nas quatro portas de acesso localizadas nos pontos cardeais – Porta Bassano ao norte, Pádua ao sul, Porta Treviso a leste, Porta Vicenza a oeste – e o fosso, ainda presente, serviu de dissuasão contra os invasores.
A saudação, assim que o visitante chega à Cittadella, é dada pelo brasão com afrescos dos Carraresi: uma carruagem estilizada pintada de vermelho e presente nas torres da Porta Padova e da Porta Bassano. Sul e Norte.
Cittadella é uma cidade de passos lentos: deve ser saboreada lentamente, demorando-se nas ruas estreitas e vielas do centro, ou passeando pelas subidas e descidas relvadas dos jardins públicos, à sombra dos merlões guelfos e gibelinos das muralhas , ou sob as pontes margeadas pela ‘cachoeira’. Fascinante de se ver mesmo em dias de chuva, Cittadella tem mais de um quilômetro de galerias acolhedoras, onde se encontram lojas com vitrines que piscam. Também merece uma visita o Teatro Sociale , uma autêntica joia com três ordens de loggias, onde todos os anos se realiza a temporada nacional de prosa. Os interiores foram decorados pintados por Francesco Bagnara, decorador do Teatro La Fenice de Veneza.
A Cittadella não chega aos 20.000 habitantes e, no entanto, tem tudo o que se espera de uma cidade à escala humana: desde serviços essenciais como estação ferroviária, esquadra e hospital, até espaços expositivos para exposições e eventos culturais e musicais. O mais importante nesse sentido é o Palazzo Pretorio, do século XIV, com um portal embutido decorado com frisos e efígies. Bem no centro da Catedral, porém, é possível admirar a famosa tela A Ceia de Emaús , uma das maiores obras do grande pintor Jacopo da Ponte conhecido como Bassano, também contida nos volumes da história da arte.
Cittadella completou 800 anos em 2020 e acaba de conquistar, com 54.000 votos, o quinto lugar na classificação como a única cidade da Itália a entrar no Top 5 dos Melhores Destinos Turísticos da Europa 2023. Uma investidura que, graças à sua história, torna despontar no panorama europeu e internacional dos mais belos e interessantes locais a visitar.