Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias - Cílios - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias – Cílios

Cílios e saúde ocular

Os cílios longos e volumosos ajudam a definir o olhar e classicamente, para destacá-los. Há vários produtos cosméticos como lápis, rímel para alongar, rímel para volumizar ou dar o efeito colorido, penteado e organizado. Os cílios postiços e as extensões alongam e volumizam e se tornam um critério a mais para atratividade e sexualidade.

A técnica para extensão de cílios se popularizou em 2000 pelos coreanos e japoneses e se multiplicaram. Atualmente, utiliza-se fios sintéticos que são colados aos fios naturais com técnicas que variam de 1 a1, ou seja, um fio sintético para cada fio natural ou de 3 a 8 fios sintéticos para cada fio natural dando um efeito super volumizador estilo boneca.

Imagem: Eye lashes keratin procedure in a salon (Freepik)

Para as que desejam um efeito mais natural sem fios sintéticos o lifting de cílios ou lash lifting é uma técnica que se utiliza de química para alongar os fios, de forma mais permanente e sem pesar o fio, mas não reduz o risco de quebra, por causa da química do produto. Tanto a extensão quanto o lifting requerem manutenção frequente com profissional de estética especializado neste tratamento para garantir a saúde do cílio reduzindo assim os danos da aplicação e remoção do produto.

Imagem: (Freepik)

Apesar do realce a beleza precisamos ter alguns cuidados quando se trata de cílios, afinal, eles têm uma função superimportante: os cílios são barreiras de proteção que impedem que partículas entrem em contato com os olhos. Por isso precisamos cuidar da higiene local. O acúmulo de partículas de poeira e produtos de maquiagem pode induzir a doenças como hordéolo (o famoso tersol), blefarite (infecção nas pálpebras), celulite (infecção mais extensa podendo chegar a toda a face), ceratite (infecção na córnea), ardência e irritação ocular por causa da química do produto aplicado ou reação alérgica além da quebra ou queda dos fios naturais.

Imagem: Close up portrait of beautiful jewish woman isolated on studio background (Freepik)

Além da escolha de um profissional capacitado para o procedimento, é fundamental os cuidados em casa, no dia a dia. A higiene facial deve incluir diretamente os cílios, lavando-os bem com água e produtos específicos para higiene de pálpebras e cílios. Evitar produtos que apresentem difícil remoção, como o lápis e máscara à prova d’água; para que não se acumulem no uso diário.

A qualquer sinal de infecção ou irritação da pálpebra ou olhos procure seu oftalmologista para que o tratamento seja realizado o mais cedo possível evitando danos maiores, inclusive para a visão.

Lembre-se que a jornada pela beleza precisa também ser saudável.

 

Dra Michelle Dias

CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff do HOPE: (81) 3302-2121

Staff do Real Visão: 3416-1630