Coluna Decorando com Graciely Nery - Portas Mimetizadas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Decorando com Graciely Nery – Portas Mimetizadas

Vamos começar nossa coluna falando de um elemento que está sendo muito usado na arquitetura contemporânea e talvez você não saiba o nome: as portas mimetizadas.  Mas o que são portas mimetizadas?

As portas mimetizadas, são aquelas que se camuflam no ambiente, também chamadas de invisíveis ou ocultas. Elas têm a capacidade de integrar espaços de forma discreta. Podem transmitir a sensação de amplitude, ampliando a percepção visual do espaço. Elas são muito usadas na arquitetura de interiores para criar um visual mais clean e moderno, muitas vezes sendo confundidas com paredes quando fechadas. Uma ótima opção para quem busca um design diferenciado e funcional para o ambiente.

Crédito Walter Dias

Também utilizadas em situações em que é necessário disfarçar a presença de um serviço, tornando-o menos visível para acessos não autorizados. Ou simplesmente porque queremos tornar mais discreto aquele acesso, e que esta não tenha destaque na parede. Porta de lavabo por exemplo, que muitas vezes estão localizadas em lugares de muita visibilidade e sua mimetização pode torná-la mais discreta, portas de acesso a área intima das residências, também são uma ótima opção, como também para despensa na cozinha ou copa… com certeza torná-las mais neutras no ambiente deixarão seu espaço mais moderno.

As portas mimetizadas podem ser feitas de diversos materiais, como madeira, MDF, PVC, alumínio, entre outros. Cada material tem suas próprias características e vantagens, por isso é importante considerar o ambiente em que ela será instalada e as necessidades específicas do projeto, Já o seu revestimento deve ser direcionado ao acabamento da parede na qual está inserida. Espelhos, ripados, papel de parede, ou simplesmente pintada na mesma cor da parede, podem dar um resultado incrível no seu espaço. Mas para este resultado ficar bom, é importante que sua folha esteja no mesmo nível do fechamento onde está inserida.

 

Crédito Walter Dias

Este nivelamento é importantíssimo para dar a sensação de invisibilidade. E para ter este resultado, devemos ficar atentos ao tipo de ferragem a ser utilizada.  A ferragem pivotante é a mais comum, mas vai um alerta: em vãos muito estreitos tenham cuidado nesse uso pois a instalação do pivô precisa de espaço, geralmente são instalados afastados do portal de contorno, fazendo com que a porta perca quase 10cm do vão inicial. Outros tipos de ferragens, apesar de mais raras, podem ser encontradas no mercado, e podem garantir este acabamento tão desejado. O importante é ter sempre o acompanhamento de um profissional qualificado para orientar todo o processo.

 

SERVIÇO

Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131