Projeto arquitetônico do francês Christian de Portzamparc, Cidade das Artes abre-se ao público - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Projeto arquitetônico do francês Christian de Portzamparc, Cidade das Artes abre-se ao público

Com espaço de 95 mil metros quadrados, Cidade das Artes Bibi Ferreira agora oferece visitas guiadas em um passeio com cerca de uma hora de duração que possibilita conhecer o complexo composto por palco de shows, apresentações teatrais e eventos diversos, há uma década. A atividade é aberta a todos os interessados ​​que queiram conhecer a moderna tecnologia que atrai a atenção dos visitantes da Barra da Tijuca. O projeto dá ao visitante a oportunidade de conhecer espaços ao ar livre e teatros deste que é um bem cultural muito importante para o Rio de Janeiro, que, graças à estrutura e expertise de suas equipes, estás apto a oferecer apresentações e eventos de alta qualidade, sempre pensando na democratização deste espaço.

Atualmente, oferece passeios gratuitos abertos ao público todos os dias da semana, das 10h às 17h, que permite ao visitante conhecer os espaços externos e teatros, conhecer a memória do espaço cultural e conhecer a arquitetura local e as particularidades de cada ambiente. Com isso, é possível conhecer a memória do campus de artes, sentir a arquitetura local e as particularidades de cada ambiente. O percurso parte de uma praça com espelhos de água, fontes e um jardim. O local possibilita a organização de grandes espetáculos, congressos e atividades educativas para crianças.

A Cidade das Artes, projeto monumental do arquiteto francês Christian de Portzamparc, inclui salas de espetáculos, salas de ensaio, galerias, camarins, salas de aula e outros espaços. O terraço oferece uma vista panorâmica da área que inclui a praia da Barra e a Baixada de Jacarepaguá. Segue-se a sala de leitura, totalmente aberta ao público e um espaço dedicado à literatura e à arte, com computadores e acesso gratuito à Internet. O passeio também inclui a Great Hall Arena, que recebe exposições de arte, design e moda. A visita guiada termina no Grande Salão, o maior teatro da Cidade das Artes com 1.222 lugares, que já recebeu artistas famosos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Lulu Santos, além de diversos festivais nacionais e internacionais.

No dia 16 de maio de 2023, o local completará sua primeira década. Para participar na visita guiada, deverá efetuar marcação através do email eventos.cidadedasartes@gmail.com. A excursão pode ser realizada todos os dias da semana, das 10h às 17h, em grupos de até vinte pessoas. Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra.