Zona Sul de São Paulo ganha um Santo Mercado digno de história - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Zona Sul de São Paulo ganha um Santo Mercado digno de história

Vale a pena conhecer o Santo Mercado, o novo espaço gastronômico de São Paulo que oferece um pouco de tudo para quem deseja conhecer o melhor da produção artesanal de qualidade impecável. As opções contemplam, por exemplo, cerveja de quinoa, sorvete de uxi, queijadinha, coxinha de mussarela da Serra do Japi, além de comida árabe, peruana, japonesa.

São essas as delícias que os visitantes podem saborear no mais novo espaço gastronômico de São Paulo, o Santo Mercados Alto das Boa Vista, na Zona Sul de São Paulo. Esta é a nova versão da praça velha de Santo Amaro, que pegou fogo no dia 25 de setembro de 2017 e danificou sua estrutura.

Quando o espaço foi cedido ao grupo privado Consórcio Fênix, o prédio começou a ser reconstruído em 2019 com um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões. A inauguração ocorreu no início de 2023. O Santo Mercado funciona em um prédio de arquitetura moderna e fachada de tijolos. Possui espaços abertos, poucas paredes, grandes janelas para a entrada de luz natural e dois andares com cerca de 70 lojas e pequenos restaurantes, além de 37 barracas.

O novo mercado é quatro vezes maior que o anterior e chama atenção desde a entrada por um belo átrio com pátio que preserva as árvores que cercam o antigo mercado desde 1961. Week, espaço colaborativo com wi-fi gratuito e local para apresentações. Um detalhe adicional: todo o espaço é pet friendly.

O complexo de Santo Mercado reúne assim algumas lojas e restaurantes que valem a pena conhecer com diversas perspectivas com produtos orgânicos e artesanais, entre os quais estão o Veio da Terra (uma loja bárbara de produtos orgânicos), o Empório Santa Helena (unidade bem tradicional desde os tempos do antigo Mercado de Santo Amaro), o Peteka (uma bomboniere de produção artesanal que trabalha em sistema a granel), o Azeite Experience (loja especialíssima que vende azeites de diversas regiões do Brasil) e a Mercearia 105 (vende produtos gastronômicos gourmet produzidos artesanalmente por pequenos produtores).

Além desses estabelecimentos, naturalmente o segmento de bares e restaurantes não poderiam passar despercebido com diversas propostas diferenciadas, entre as quais estão cervejarias e docerias: Lanches de São Paulo; Lambuza Bistrô, Araguaia Cervejaria, Lo Sal Peruano, Sorveteria Blaus e Doçaria Portuguesa.

 

SANTO MERCADO

Onde: Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359, Santo Amaro

Horário: segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingos e feriados até às 18h