Não perca as atrações do complexo vitivinícola no Porto: o WOW - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Não perca as atrações do complexo vitivinícola no Porto: o WOW

O World of Wine (WOW), em Portugal, é um complexo cultural que abriga sete museus e diversos endereços enogastronômicos. Localizado na Vila Nova de Gaia, o complexo é uma imersão no mundo do vinho, um dos maiores pontos turísticos da cidade portuguesa. Ao pisar pela primeira vez no WOW, o visitante descobrirá que o famoso Vinho do Porto não é produzido, nem engarrafado e muito menos envelhecido na cidade, mas em uma das regiões vinícolas mais cênicas do mundo, a cerca de 100 km de distância, nas escarpas do Rio Douro.

O vinho é transportado até a Vila Nova de Gaia pelos folclóricos barcos rabelo e armazenado nas caves antes de ser exportado, principalmente, para o Reino Unido. O WOW foi erguido em alguns antigos armazéns de Vinho do Porto e os ambientes foram totalmente reformados e ganharam ares contemporâneos.

A revitalização do espaço contou com um investimento de mais de 107 milhões de euros. O CEO da Fladgate Partnership, proprietária do WOW e de diversas marcas de vinho em Portugal, é um dos maiores fomentadores da nova indústria do turismo em Vila Nova Gaia. Ele foi pioneiro na hotelaria de luxo ao erguer o The Yeatman e, em 2013, teve a ideia de criar o quarteirão cultural, que ainda deve ser ampliado.

Inaugurado em 2021, o local abriga sete novos museus e diversos endereços enogastronômicos, sendo um dos maiores pontos turísticos da cidade. Entre as atrações, destacam-se os museus dedicados à história do vinho do Porto, que conta como a bebida é produzida nas vinícolas da região do Alto Douro.

A Fladgate Partnership, proprietária do complexo, produz mais de 42 milhões de litros por ano de vinhos do Porto e detém cerca de um terço dos rótulos premium desse tipo de bebida no mundo. Adrian Bridge, CEO da Fladgate, é considerado um dos maiores fomentadores da nova indústria do turismo em Vila Nova Gaia, onde também ergueu o The Yeatman, um dos principais hotéis-boutique da cidade. O quarteirão cultural do WOW ainda deve ser ampliado e é um passeio imperdível para quem visita o Porto.

Localizado em Vila Nova de Gaia, de frente para o Porto, no noroeste de Portugal, o complexo é, na verdade, um bloco cultural que abriga sete novos museus e vários endereços enogastronômicos, ele é hoje uma das maiores atrações turísticas da cidade portuguesa com diversas atrações  como seus sete museus e doze opções diferenciadas de restaurantes:

Os museus do WOW

Porto Region Across the Ages

The Wine Experience

Planeta Cork

The Chocolate Story

The Bridge Collection

Pink Palace

Porto Fashion & Fabric Museum

Os restaurantes do WOW

1828

Angel´s Share

Lemon Plaza

Maze

Mira Mira by Ricardo Costa

Pip

Root & Vine

Suspiro

T&C

The Golden Catch

V.P.

VINTE VINTE