Fairphone traz seu ritmo de áudio com fones de ouvido BT reparáveis - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fairphone traz seu ritmo de áudio com fones de ouvido BT reparáveis

A Fairphone, conhecida principalmente como fabricante de smartphones, expandiu recentemente suas ofertas de produtos ao se aventurar no mercado de fones de ouvido. A empresa agora expandiu ainda mais seu alcance ao apresentar fones de ouvido chamados Fairbuds XL.

Semelhante a seus outros dispositivos, o Fairbuds XL é feito de comércio justo e materiais reciclados e apresenta um design modular. Eles vêm em duas variantes de cores, oferecem cancelamento de ruído ativo, conectividade Bluetooth 5.1 e são certificados IP54, tornando-os altamente resistentes à água e poeira. Se você está procurando um novo par de fones de ouvido no mercado, verifique o último episódio do Quick Look abaixo para obter mais informações e opiniões sobre o Fairbuds XL.

Foto: Divulgação/ Fairphone

A empresa social holandesa Fairphone é mais conhecida por sua missão de construir smartphones éticos por meio de uma marca que promete salários mais justos para os trabalhadores na cadeia de suprimentos e opções de design que incentivam os consumidores a valorizar e consertar o hardware em vez de descartar o modelo do ano passado, graças à modularidade e a uma loja virtual de peças de reposição (e upgrades).

Hoje, eles estão dando um salto para uma nova categoria de dispositivos – aplicando a mesma abordagem baseada em princípios para enviar os eletrônicos de consumo mais sustentáveis e justos que puderem, dentro das restrições impostas por práticas industriais mais amplas que definem a disponibilidade (e compatibilidade) de componentes eletrônicos, a um par de fones de ouvido Bluetooth de design próprio. O produto reparável mais recente da Fairphone é chamado Fairbuds XL.

Foto: Divulgação/ Fairphone

Confusamente, os Fairbuds XL não são fones de ouvido (fones de ouvido intra-auriculares). Portanto, a escolha do nome é evidentemente um trocadilho. Fairphone disse ao TechCrunch que houve um debate acalorado internamente sobre como chamar os fones de ouvido. Só podemos imaginar que outras opções foram lançadas e rejeitadas. Mas, claramente, chamar um par de fones de ouvido de “botões” faria alguns zombarem da descrença. Ainda assim, pelo menos eles evitaram a armadilha óbvia (mas tentadora) de chamá-los de “Can Fairphones” (veja o que fizemos lá!). A escolha do nome final foi preferida por ser “única”, como eles dizem.

Os Fairbuds XL estão disponíveis para compra no site da Fairphone (e em revendedores selecionados) a partir de hoje – por € 249 na UE. (Assim como os smartphones da empresa, eles estão enviando principalmente para a Europa no momento, então os leitores nos EUA estão sem sorte ou terão que encontrar sua própria solução criativa de remessa.)

Foto: Divulgação/ Fairphone

Os fones de ouvido reparáveis vêm em duas cores: preto salpicado (foto acima); ou verde salpicado com alguns atraentes toques de laranja (mostrados na vista explodida abaixo). A Fairphone permanece de boca fechada nas projeções de quantos pares de fones de ouvido eles esperam enviar. E eles estão claramente dando um salto aqui.

Dito isso, os fãs da empresa devem ter notado que eles já vendem um par de fones de ouvido sem fio (com o nome mais baunilha “True Wireless Stereo Earbuds”), então eles estão mergulhando no espaço dos acessórios de áudio há algum tempo. No entanto, o Fairbuds XL representa uma nova categoria para o fabricante de dispositivos, de acordo com o chefe de gerenciamento de produtos da Fairphone, Miquel Ballester, e o gerente de produtos de áudio Bob van Iersel, uma adição mais recente à equipe.

Foto: Divulgação/ Fairphone

Isso ocorre porque – ao contrário dos fones de ouvido (reais) que eles vendem – eles não funcionam com componentes de prateleira nos fones de ouvido. Em vez disso, eles projetaram este novo produto de áudio a partir do zero e tornaram os fones de ouvido facilmente desmontáveis para reparos.