Descubra os segredos do cenário de Star Wars e berço do Vinho Madeira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra os segredos do cenário de Star Wars e berço do Vinho Madeira

A Ilha da Madeira, situada a 980 km de Lisboa, é um local de beleza ímpar e cenário da nova série de Star Wars, The Acolyte, que será lançada no Disney Plus em 2024. Além disso, a ilha portuguesa é famosa por produzir um dos mais célebres vinhos do mundo, o Vinho Madeira.

O Vinho Madeira é um vinho fortificado, que passa por um processo de interrupção da fermentação com a adição de aguardente de vínica natural. Diferente de outros vinhos fortificados, o Vinho Madeira passa por um processo de envelhecimento único, que pode ser natural ou controlado.

O processo de estufagem é um dos métodos de envelhecimento do Vinho Madeira. Nesse processo, o vinho é aquecido em estufas de aço inox por três meses, com água quente circulando por uma serpentina entre 45 e 50°C. Depois de resfriado, o vinho é armazenado em inox ou madeira por mais dois anos.

Já o sistema de canteiro é utilizado para os vinhos de qualidade superior. Nesse método, os vinhos são armazenados em barris de madeira divididos por variedade e ano de colheita em áreas com altas temperaturas naturais, onde permanecem por dois anos. A exposição ao calor e à micro-oxigenação do barril causa a concentração progressiva do vinho e o envelhecimento oxidativo, transformando os aromas primários em terciários.

O Vinho Madeira é um dos estilos de vinho mais cultuados por experts em todo o mundo, e sua história está diretamente ligada à Ilha da Madeira, que produz alguns dos vinhos mais longevos do mundo. Além disso, é uma oportunidade única para os apreciadores de vinho conhecerem uma região que foi escolhida como cenário para uma das mais famosas franquias do cinema.