Mostra ‘Armorial 50 Anos’ celebra a cultura nordestina e o legado de Ariano Suassuna - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra ‘Armorial 50 Anos’ celebra a cultura nordestina e o legado de Ariano Suassuna

As comemorações dos 50 anos do movimento armorial estão em pleno andamento, destacando-se a exposição “Armorial 50 anos” em Campina Grande. Um selo filatélico lançado pelos Correios em 2021, ilustrado por Zélia Suassuna, figura na capa da nova edição do Auto da Compadecida, publicada pela Editora Nova Fronteira. A exposição foi oficialmente aberta em 17 de maio e marca a primeira vez que o Nordeste brasileiro recebe essa mostra, que exibe obras de renomados artistas como Samico, Miguel dos Santos, Zélia Suassuna, Aluísio Braga e Francisco Brennand, entre outros. Além disso, a exposição também celebra a vida e obra do criador do movimento armorial, o paraibano Ariano Suassuna.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes figuras, incluindo o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Thélio Farias, e o diretor-tesoureiro José Edmilson Rodrigues. Também estiveram presentes a reitora da UEPB, Célia Regina Diniz, o diretor do Museu dos 3 Pandeiros, professor José Pereira, o subsecretário de cultura da Paraíba Cicinho Lima, o acadêmico da APL Chico Pereira e a secretária de desenvolvimento de Campina Grande, Laryssa Almeida. A família de Ariano Suassuna foi representada pelo seu filho e artista plástico, Manuel Dantas Suassuna, que também atua como consultor da exposição, juntamente com o professor Carlos Newton Júnior. A Petrobras patrocina a mostra, que tem a coordenação de Regina Rosa de Godoy e a curadoria de Denise Mattar.

A Mostra Movimento Armorial 50 finalmente chegou ao Nordeste, em um projeto idealizado pela produtora Regina Godoy, com produção em Recife e coordenação de comunicação até a etapa de Belo Horizonte. A primeira parada foi em Campina Grande, onde a exposição está aberta até o dia 20 de agosto no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado por Oscar Niemeyer. Além da exposição, a mostra também oferece eventos musicais e rodas de conversa.

O projeto culminará no local onde tudo começou em 1970, quando o mestre Ariano Suassuna e um grupo de artistas se uniram para criar o Movimento Armorial, uma fusão entre elementos eruditos e populares, inspirados na arte nordestina e de outras regiões do país. A exposição conta com um belo acervo selecionado pela premiada curadora Denise Mattar, incluindo fotos de Daniela Nader, que também assina as fotos da Dança Grial, parte da etapa “Armorial Hoje e Sempre” da exposição.

O mesmo espaço também oferece ao público a oportunidade de reviver as famosas e divertidas aulas espetáculo de Ariano Suassuna. Atualmente, a mostra está na Paraíba, com visitas guiadas em um evento especial inicialmente direcionado a jornalistas e comunicadores. A exposição permanecerá em Campina Grande até o dia 20 de agosto, com entrada gratuita.