Imersões sensoriais na escuridão é a proposta do Teatro Cego no Espaço Dive - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Imersões sensoriais na escuridão é a proposta do Teatro Cego no Espaço Dive

No Espaço Dive, localizado na Avenida Morumbi, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, três eventos distintos estão ganhando destaque: Teatro Cego, Jantar Cego e Boteco Cego. Criados pela produtora C3 Projetos Culturais, essas experiências são realizadas em completa escuridão e exploram os sentidos além da visão. O objetivo é proporcionar uma imersão sensorial e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Foto/ Fonte: C3 Projetos Culturais/Divulgação

O Teatro Cego, idealizado em 2012 pelos fundadores da C3, Luiz Mel e Paulo Palado, teve sua inspiração na Argentina. Em parceria com artistas com deficiência visual, eles adaptaram o conceito para a realidade brasileira. Na peça, encenada em uma sala escura, o público acompanha o enredo por meio do olfato, tato, paladar e audição, sem ver os atores. A proposta é despertar desconforto e ansiedade inicial, permitindo uma experiência única de imersão teatral.

Foto/ Fonte: C3 Projetos Culturais/Divulgação

O Jantar Cego, criado em 2018 com base em experiências europeias, é uma experiência gastronômica que se passa na escuridão. Os espectadores são servidos com quatro etapas de pratos e são convidados a abdicar da visão para utilizar os outros sentidos durante a refeição. A escuridão propicia um ambiente livre de julgamentos baseados na aparência, permitindo aos participantes conhecer e conversar com as pessoas sem preconceitos prévios.

Foto/ Fonte: C3 Projetos Culturais/Divulgação

A novidade no Espaço Dive é o Boteco Cego, que será lançado em 10 de junho. Essa experiência vai além da gastronomia do jantar, oferecendo degustação de aperitivos, diferentes tipos de cerveja e uma apresentação musical. O objetivo é conduzir o público por uma viagem pelas diversas comidas de boteco encontradas pelo país. O renomado chef Adilson Garcia assina a gastronomia do evento, com consultoria da empresa Coze.

Foto/ Fonte: C3 Projetos Culturais/Divulgação

Segundo os sócios da produtora, os projetos realizados no Espaço Dive colocam as pessoas com deficiência visual no centro das atenções, conferindo-lhes poder e protagonismo. Além disso, promovem a empatia e a compreensão do modo de vida dessas pessoas, incentivando o público a se colocar no lugar do outro. Os artistas com deficiência visual envolvidos nos eventos expressam felicidade em poder sair da marginalização social e ganhar visibilidade através das atividades desenvolvidas no espaço.

Foto/ Fonte: C3 Projetos Culturais/Divulgação

O Jantar Cego acontecerá quinzenalmente, às sextas e sábados, no Espaço Dive, enquanto o Teatro Cego seguirá em turnê pelo Sudeste do país até agosto, quando todas as peças serão realizadas na nova casa. Com a inclusão do Boteco Cego, o local busca oferecer experiências diversas que estimulem os sentidos e promovam a inclusão de pessoas com deficiência visual.