Vinícola Château Haut-Brion abriga um tesouro cultural - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vinícola Château Haut-Brion abriga um tesouro cultural

A Château Haut-Brion, uma das propriedades vinícolas mais antigas e veneráveis, estabeleceu uma biblioteca excepcional em seu vinhedo na França, sob a curadoria do Domínio Clarence Dillon. Inspirada em sua rica história de dois milênios na produção de vinhos e influenciada pelos lendários solos de cascalho da propriedade, essa biblioteca abriga as melhores coleções de livros antiquários sobre vinho e gastronomia do mundo. Além disso, a propriedade sempre teve uma conexão simbiótica com o mundo da gastronomia.

A biblioteca única do vinhedo na França reúne documentos históricos que sobreviveram ao longo dos séculos para contar suas próprias histórias e refletir a paixão dos ancestrais. Essa coleção de livros, que abrange vinho, gastronomia e história, convida os entusiastas a compartilhar um banquete sensorial que transcende as épocas e continua a inspirar o mundo do vinho e da gastronomia até os dias de hoje. Além de sua história no mundo dos vinhos, a propriedade também possui uma antiga união com a gastronomia.

Dois dos livros assinados pelo Chef Antonin Carême, Le maître d’hôtel français e Le pâtissier pittoresque, foram adquiridos como parte inicial da biblioteca Château Haut-Brion. Essas obras representam a história mundial, a gastronomia e a renomada diplomacia do antigo proprietário da Château Haut-Brion, Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord. Além de novas instalações de produção de vinho, essas mudanças visam abrigar a crescente coleção de menus históricos, cartas, documentos e livros antiquários excepcionais sobre gastronomia e vinho.

A biblioteca recentemente se beneficiou da adição da Thackrey Collection, uma coleção de livros moldados pelo talentoso fabricante de vinhos da Califórnia, Sr. Sean Thackrey, que acrescentou uma nova dimensão a essa biblioteca de Château Haut-Brion. Considerado um dos terroirs mais reverenciados e antigos, a Château Haut-Brion agora abriga uma coleção de livros e textos que datam de 1.500 anos.

A biblioteca conta com aproximadamente 3.000 livros sobre viticultura, vinho e gastronomia, 8 arquivos originais sobre a história do Château Haut-Brion, 312 menus históricos, 100 cartas de vinhos de restaurantes prestigiados, 43 cartas e manuscritos originais assinados, e 17 manuscritos em japonês dedicados à agricultura, gastronomia e arte da mesa. Como parte fundamental da história e tradição do vinho fino, o Château Haut-Brion agora se tornou um dos principais repositórios das melhores bibliotecas antiquárias de gastronomia e vinho do mundo.