Aprecie Eight Decades, a celebração à James Turrell em cristal e whisky - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aprecie Eight Decades, a celebração à James Turrell em cristal e whisky

James Turrell, renomado artista conceitual americano, celebra oito décadas de vida com uma colaboração especial com a marca de uísque The Glenturret, de propriedade da Lalique. Em homenagem aos 80 anos de Turrell, foi criado um decantador de edição limitada chamado “Eight Decades”, que combina cristais transparentes, roxos e azul-safira. O design do decantador foi inspirado nas pirâmides e estupas do Egito, refletindo a estética geométrica presente nas fragrâncias Range Riders e Purple Sage, também desenhadas por Turrell para a Lalique.

O decantador “Eight Decades” é considerado tecnicamente complexo e exigiu um trabalho minucioso desde a concepção até a fabricação. Os mestres vidreiros da Lalique utilizaram a antiga técnica de fusão a quente para combinar os cristais transparentes, roxos e azul-safira.

O processo de fabricação envolveu a moldagem da base do decantador, seguida pela injeção do cristal violeta no pescoço. Alcançar uma distribuição uniforme do vidro, dada a forma angular da jarra, e obter um gargalo quadrado em cristal colorido e uma base em cristal transparente foram desafios enfrentados durante o processo.

 

Cada decantador possui um gargalo e uma rolha em forma de pirâmide feitos de cristal azul, fabricados com precisão para um ajuste perfeito. Tanto o decantador quanto a rolha passam por um processo de lixamento e polimento a frio para aprimorar sua aparência e acabamento.

A mistura dentro do decantador, chamada “Oito Décadas”, foi criada por Bob Dalgarno, o fabricante de uísque responsável por selecionar oito eaux-de-vie distintos. Apenas 80 unidades do decantador foram produzidas e estão disponíveis para venda pelo preço de € 92.000 cada. As pré-encomendas foram abertas em maio.

 

 

O decantador é apresentado em um caixão de freixo branco americano feito à mão pelo Method Studio da Escócia. A caixa possui uma gaveta secreta na frente que contém um certificado assinado. O revestimento em couro foi cuidadosamente aplicado pela empresa belga Niyona, com a intenção de criar a ilusão de que o couro foi embrulhado em uma única peça, sem pontos de início ou fim visíveis. O caixão também possui um poço de luz espelhado rosado, que ilumina o decantador por cima, utilizando um sistema de espelhos complexo para evitar que os raios UV afetem o uísque em seu interior, dando vida à arte de James Turrell conforme sua visão original.