Fernando de Noronha se transforma no paraíso das festas juninas e do turismo náutico - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Fernando de Noronha se transforma no paraíso das festas juninas e do turismo náutico

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso tropical localizado no nordeste do Brasil. Durante o mês de junho, esse arquipélago encanta seus visitantes com o sol brilhante, o mar azul cristalino e festas juninas animadas ao som do forró. Além disso, os turistas podem desfrutar de atividades náuticas, relaxar nas praias paradisíacas e participar de uma tradicional procissão marítima.

As festas juninas são muito populares em Pernambuco, e em Fernando de Noronha não é diferente. Durante essa época do ano, os visitantes têm a oportunidade de aproveitar noites animadas embaladas pela música regional, especialmente o forró. Uma das atividades mais esperadas é a procissão marítima, na qual mais de 30 barcos partem do Porto de Noronha em uma barqueata religiosa. Moradores e turistas se unem nessa ocasião especial, desfrutando de momentos de confraternização e saboreando uma deliciosa peixada no Porto.

Além das festividades juninas, Fernando de Noronha oferece uma beleza deslumbrante, com vistas de tirar o fôlego. Os turistas podem desfrutar de turismo náutico, mergulho em águas cristalinas, trilhas pela exuberante vegetação e apreciar as tradições culturais pernambucanas. Mesmo sendo considerada baixa estação devido à possibilidade de chuvas, os preços podem estar mais convidativos, e o calor nordestino é ameno, com uma temperatura média de 28ºC.

Lúcia Smith, presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), destaca que junho é um período muito especial na ilha. Além de atrair casais apaixonados por ser o mês do Dia dos Namorados, o arquipélago também é uma alternativa interessante para aqueles que desejam fugir dos polos tradicionais das festas de São João. O Dia de São Pedro é outra data importante, marcada pela procissão marítima, um espetáculo à parte.

Para os que desejam vivenciar ainda mais o clima festivo, o famoso forró do Bar do Cachorro é uma parada obrigatória. O local é conhecido por oferecer entretenimento durante todo o ano, com muita música, trio pé de serra e forró universitário.

Além das festividades, junho também é um período em que a vegetação fica mais verde e exuberante, graças à umidade presente no arquipélago. Isso permite que os visitantes tenham acesso a atrações que só podem ser apreciadas nessa época do ano, como a Cachoeira do Sancho. Apesar do aumento na possibilidade de chuvas, elas costumam ser rápidas e passageiras.

Recentemente, Fernando de Noronha foi indicado nas categorias “Melhor destino de Lua de Mel” e “Destino Mais Romântico” do continente no Oscar do Turismo, o World Travel Awards América do Sul. A votação popular está aberta até 9 de julho no site www.worldtravelawards.com.

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) reúne diversas opções de hospedagem, como a Atobá, Alto da Vila, Alto da Floresta, Alto Mar, Arquipélago, Beco de Noronha, Colina, da Mana, da Villa, Dolphin Hotel, Estrela do Mar, Fortaleza, Germana, Lua Bela, Paraíso, Morena, Maravilha, Malibu, Morro do Farol, Mar Atlântico, Marcílio, Mar Aberto, Nascer do Sol, Nannai Noronha, Pedra do Mar, Simpatia da Ilha, Solar do Pico, Triboju, Tubarão, Topázio, Verdes Mares e Zé Maria. Através do site vaparanoronha.com.br, é possível fazer reservas rapidamente em uma das 30 pousadas disponíveis.

Para mais informações sobre o destino, você pode acompanhar o perfil @vaparanoronha no Instagram, onde são compartilhadas novidades diárias sobre Fernando de Noronha.