Márcio Almeida traz uma jornada à Luz com 'Sobre Outras Naturezas' - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Márcio Almeida traz uma jornada à Luz com ‘Sobre Outras Naturezas’

Na última quinta-feira, dia 15 de junho, o artista contemporâneo Márcio Almeida lançou seu livro intitulado “Sobre Outras Naturezas – Arte & Política na Produção de Márcio Almeida”, em parceria com a escritora e curadora Leonor Amarante. O evento aconteceu na Número Galeria, localizada na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – 2° andar, em Boa Viagem, Recife.

O livro marca os 60 anos de Márcio Almeida e percorre sua trajetória ao longo de 35 anos de carreira. Com 252 páginas, a publicação faz uma retrospectiva da produção artística do artista, abordando temas como arte, política e comportamento humano relacionados ao deslocamento, transitoriedade e pertencimento.

A parceria entre Márcio Almeida e Leonor Amarante teve início em 2019, quando Leonor entrevistou o artista para a revista Arte Brasileiros. A obra foi idealizada em 2021, durante a pandemia, com a maior parte das interações sendo realizadas online. A Número Galeria foi uma das primeiras a apoiar e incentivar o projeto do livro.

Márcio Almeida é um artista multimídia nascido em Recife, que utiliza diversos suportes em seu trabalho. Suas criações abrangem pinturas, objetos, performances e intervenções urbanas complexas, além de desenhos e pinturas intimistas. O livro destaca a territorialidade de Almeida, com referências simbólicas e físicas a Recife.

A publicação “Sobre Outras Naturezas – Arte & Política na Produção de Márcio Almeida” já integra o acervo de instituições renomadas, como o Centro Cultural São Paulo, o Museu de Arte do Rio, a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte Moderna Aluizio Magalhães, entre outros.

O lançamento do livro foi marcado por uma roda de conversa com os autores, e o evento foi gratuito e aberto ao público. Comemorando seus 35 anos de carreira e seus 60 anos de vida, Márcio Almeida celebra seu legado artístico com essa obra que explora a interseção entre arte, política e questões sociopolítico-culturais brasileiras.