Que tal trilhar uma Jornada pela Rota dos Sabores do Bourbon? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal trilhar uma Jornada pela Rota dos Sabores do Bourbon?

A Rota do Bourbon é um itinerário ideal para os amantes do bourbon, localizado entre os estados de Tennessee e Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Assim como o Napa Valley atrai os amantes de vinho, essa região é conhecida pelo destilado. A rota oferece uma experiência completa, com visitas a destilarias, degustações, exposições históricas e experiências gastronômicas.

Para aproveitar ao máximo a rota, é recomendado fazer o percurso de carro. Os Estados Unidos possuem excelentes estradas e a maioria das cidades tem infraestrutura para automóveis, com ruas largas e amplo estacionamento gratuito. Alugar um carro nos EUA é um processo simples, com preços a partir de US$ 300 para dez dias de aluguel.

A rota começa em Nashville, Tennessee, uma cidade conhecida como o epicentro da música country e com uma rica preservação histórica. No centro de Nashville, há opções de hospedagem como o Hilton e o hotel de design Dream. A cidade também abriga a famosa destilaria Jack Daniels, onde os visitantes podem fazer tours e degustar os produtos da marca.

De Nashville, o percurso segue em direção à cidade de Louisville, Kentucky, percorrendo cerca de 280 km em aproximadamente duas horas e meia. Louisville é a maior cidade do Kentucky e possui opções de acomodação interessantes no centro, como o moderno Omni e o histórico 21c Museum. A cidade é lar da destilaria Evan Williams, que oferece tours e degustações, além do famoso Muhammad Ali Center, dedicado ao lendário boxeador.

Para uma experiência mais imersiva na rota do Bourbon, é recomendado se hospedar nas pequenas cidades ao longo do percurso. Bardstown, conhecida como a capital mundial do bourbon, é uma ótima opção. O centro da cidade tem um ambiente que remete ao Velho Oeste, com bares de música ao vivo e restaurantes típicos. O destaque de Bardstown é a hospedagem no Jailer’s Inn, um bed & breakfast que funciona em um antigo prédio de prisão. Bardstown também abriga a destilaria Bardstown Bourbon Company, com tours e opções gastronômicas.

Outras destilarias que podem ser visitadas ao longo da rota incluem a Jim Beam, em Clermont, e a Maker’s Mark, em Loretto. Ambas oferecem tours e degustações, com opções de experiências gastronômicas harmonizadas com bourbon. É importante reservar com antecedência, pois algumas destilarias têm vagas limitadas.

A rota do bourbon é dominada por plantações de milho, já que o bourbon é produzido a partir desse grão. Noventa e cinco por cento das destilarias de bourbon nos Estados Unidos estão localizadas em Kentucky. Além das destilarias, a região oferece belas paisagens rurais, com casas de campo e plantações ao longo das estradas.

O tempo de visita na rota do bourbon pode variar, mas para conhecer as destilarias mais importantes, três dias são suficientes. Para explorar todas as opções da rota completa, uma semana pode ser necessária. É importante lembrar que a degustação de bourbon é apenas para maiores de 21 anos.