Descubra um lar acolhedor e serviços de hotelaria encantadores na Vila Cerrado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra um lar acolhedor e serviços de hotelaria encantadores na Vila Cerrado

A Pousada Vila Cerrado é um refúgio de bem-estar localizado em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros. Comprometida com ações sustentáveis, essa propriedade oferece uma experiência única de reconexão com a natureza, combinando a afetividade de um lar com serviços de hotelaria.

A Vila Cerrado é inspirada no bioma do Cerrado, o segundo mais devastado do Brasil, e busca trazer para a região do Centro-Oeste o conceito de hospedagem de “hotel-casa”. Com nomes que remetem a árvores e frutos, a pousada possui cinco unidades de hospedagem, incluindo três casas e dois chalés. Essas acomodações formam uma vila charmosa e sustentável, projetada para proporcionar uma estadia autêntica e sensorial, com serviços de hotelaria.

O projeto da Vila Cerrado nasceu do sonho de um casal em criar um espaço conectado com a natureza, promovendo o turismo sustentável e servindo como um refúgio de bem-estar e cura para a alma. Durante a pandemia, a atriz Melina Menghini e seu marido, André Cardinali, decidiram embarcar nessa aventura na Chapada dos Veadeiros. Melina, que havia perdido recentemente sua mãe, adquiriu um grande aprendizado sobre cuidados paliativos e terapias energéticas no processo de cura. Já André sempre se preocupou com o planeta, sustentabilidade e crises humanitárias, o que motivou o casal a criar uma estrutura original e autêntica para a pousada.

As casas-boutique da Vila Cerrado, chamadas Copaíba, Jatobá e Buriti, possuem 70m² cada uma e oferecem cozinha gourmet, deck com vista para o jardim e banheiros privativos ao ar livre, com banheiras de imersão esculpidas em pedra natural. A arquitetura e o design das casas resgatam técnicas milenares dos quilombolas, como o pau a pique, e incorporam elementos da cultura local dos kalungas, especialistas em construção com barro e bambu. A decoração interna inclui trabalhos manuais de escultores e artesãos locais e nacionais, como trançado de palha, cerâmica e macramê, criando uma atmosfera que mescla o rústico com o contemporâneo, refletindo a autenticidade do Cerrado.

Os chalés Baru e Pequi são espaços loft com 36m² de área privativa, integrando ambientes como copa compacta, mesa bistrô gourmet e banheiro com divisões separadas para lavatório, vaso sanitário e chuveiro. Assim como as casas-boutique, os chalés possuem deck com vista para o jardim e seguem o mesmo estilo de decoração, design e arquitetura.

Os hóspedes da Vila Cerrado desfrutam de um café da manhã caseiro e regional, com iguarias servidas em estilo colonial. Além disso, o local oferece o Café Sensus, uma experiência gastronômica sensorial inspirada no movimento Slow Food e na medicina Ayurveda. Esse café é servido à la carte e tem como objetivo inspirar a reconexão com a natureza e o bioma, utilizando a alimentação como agente de transformação, gerando menos impacto e incentivando um estilo de vida mais saudável.

A pousada também conta com o Salvia – Centro de Reconexão, um espaço que oferece diversas terapias holísticas para relaxamento, autoconhecimento e processos de cura. Inspirado nos quatro elementos (ar, terra, fogo e água), o Salvia possui ambientes simbólicos que representam cada um desses elementos, proporcionando experiências para todos os sentidos.

Além disso, os hóspedes podem desfrutar de um ritual de boas-vindas inspirado no xamanismo e explorar a Horta Alquimia, uma horta orgânica em formato espiral que disponibiliza ervas medicinais, especiarias e hortaliças para uso culinário e chás. A Vila Cerrado é um local ideal para aqueles que buscam se reconectar com a natureza, encontrar paz e bem-estar, e vivenciar uma estadia autêntica e sustentável na Chapada dos Veadeiros.