Conheça o Krug Grande Cuvée, a perfeição engarrafada em Champanhe - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Krug Grande Cuvée, a perfeição engarrafada em Champanhe

Krug Grande Cuvée é um champanhe premiado que cativa os amantes da bebida com sua complexidade e caráter único a cada edição. Combinando mais de 100 vinhos de reserva cuidadosamente selecionados, essa obra-prima é o resultado da dedicação e do talento da equipe Krug, liderada pelo mestre de adega Julie Cavil. O chef Arnaud Lallement, do renomado restaurante L’Assiette Champenoise, reconhece a qualidade ultra premium do Krug Grande Cuvée e afirma que seu sucesso está intimamente ligado ao relacionamento que desenvolveu com a Maison Krug ao longo dos anos.

 

A criação do Krug Grande Cuvée é um processo meticuloso e exaustivo, no qual a equipe de degustação da Krug prova e avalia cerca de 900 vinhos a cada ano. Julie Cavil e seu comitê de degustação realizam várias sessões de prova, totalizando aproximadamente 750 vinhos, além de degustar mais 150 vinhos de reserva adicionais. Durante a colheita, eles percorrem cerca de 3.800 quilômetros para provar as uvas no momento crucial. Essas degustações são como audições, em que cada membro do comitê deve provar, avaliar e descrever cada vinho, contribuindo para a composição final.

Para lidar com a imensa quantidade de avaliações, Julie Cavil desenvolveu um aplicativo que centraliza todas as notas de degustação, abrangendo desde 2015 até os dias atuais. Com um banco de dados contendo 4.000 notas de degustação por ano, o aplicativo permite à equipe acessar facilmente as notas de um vinho específico e comparar seu perfil ao longo dos anos. Além disso, as notas ajudam a identificar rótulos complementares ou que ofereçam um contraste interessante.

 

Cada edição do Krug Grande Cuvée é baseada na colheita anual, resultando em combinações únicas. Em determinados anos, apenas alguns vinhos de reserva são selecionados, especialmente se a colheita foi generosa. No entanto, em anos mais diversos, até 40 ou 50 vinhos diferentes da adega de reserva são adicionados à composição, cada um contribuindo com sua nota precisa e cuidadosamente equilibrada.

A 171ª edição do Krug Grande Cuvée, elaborada em torno da colheita de 2015, apresenta um blend de 131 vinhos diferentes, produzidos ao longo de 12 anos, sendo 42% deles provenientes de vinhos de reserva. Essa mistura exemplifica a expressão mais completa do champanhe, combinando as melhores parcelas de vinhedo em cada taça. No entanto, a parte mais desafiadora é visualizar o futuro, imaginando como a bebida se desenvolverá ao longo de sete anos, com suas borras, efervescência e segunda fermentação. É um verdadeiro desafio, mas a história do Krug Grande Cuvée sugere que o resultado será excepcional.

Por isso, o Krug Grande Cuvée é um champanhe excepcional que combina mais de 100 vinhos de reserva para criar uma experiência de sabor única a cada edição. A meticulosidade da equipe de degustação, liderada por Julie Cavil, e sua busca pela perfeição garantem que cada gole seja uma expressão completa do champanhe. Com uma tradição de excelência, o Krug Grande Cuvée continua a encantar os paladares mais exigentes e a solidificar seu lugar como um dos champanhes mais renomados do mundo.