Cartier Baignoire é a poética da redução e elegância geométrica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cartier Baignoire é a poética da redução e elegância geométrica

O relógio Cartier Baignoire reimaginado é uma homenagem ao design original da marca. Com um estilo minimalista e silhueta simples, o novo Baignoire é uma combinação de pulseira e relógio que faz referência aos momentos-chave na história do design da Cartier. O relógio foi concebido pela primeira vez em 1912 e recebeu o nome da palavra francesa para banheira, mas na verdade era uma referência aos assentos VIP na ópera.

Ao longo dos anos, o Cartier Baignoire passou por várias reinvenções, mas a versão atual mantém a poesia da redução em seu jogo elegante com formas geométricas precisas. Ele foi projetado para ser usado o mais próximo possível do pulso, com uma face plana que se ajusta perfeitamente aos contornos da pulseira. Segundo Pierre Rainero, diretor de imagem, estilo e patrimônio da Cartier, esse design está enraizado na cultura da marca como joalheira. O ajuste correto ao corpo e a maneira como o objeto no pulso acompanha os movimentos do usuário são considerados fundamentais para adicionar magnificência aos movimentos.

O novo relógio Cartier Baignoire mantém a forma limpa e dourada do original. A ênfase no ajuste perfeito resulta em uma fusão de formas elementares, com o laço da pulseira desenhado como um círculo fluido, criando uma silhueta esbelta. Durante o processo de desenvolvimento, diferentes propostas foram consideradas, levando em conta o volume e a curva do relógio. Somente ao ter o protótipo em mãos foi possível tomar decisões finais. A curva da pulseira é ligeiramente diferente da do estojo, criando a impressão de que o relógio está plano no pulso, sob a pulseira, e garantindo a proporção adequada.

Com sua reinterpretação cuidadosa, o novo relógio Cartier Baignoire mantém a essência do design original, ao mesmo tempo em que adiciona um toque contemporâneo, elegante e minimalista.