Coluna A Beleza do Olhar com Dra Michelle Dias - Um olhar saudável - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra Michelle Dias – Um olhar saudável

Um belo olhar consegue ser realçado por uma boa maquiagem e nos habituamos a usar vários itens como sombra, lápis e delineadores. O intuito é destacar á área dos olhos e essa técnica já é utilizada há mais de 5000 anos. O hábito da maquiagem pelos egípcios, há 3000mil a.C se tornou mais proeminente com a icônica Cleópatra, que popularizou sua rotina de skincare que incluía de maquiagem a banhos de leite para hidratar e clarear a pele.

Foto/ Fonte: Imagem de @kroshka__nastya no Freepik

Mas, o que a maquiagem se relaciona a saúde? Tudo! A necessidade de se pintar acompanha a história da humanidade e várias substâncias já foram usadas para este fim, o período mais perigoso foi entre os séculos 16 e 19 quando se utilizava pó de chumbo na face, o envenenamento pelo uso diário resultou de perda de cabelo e vitalidade a morte de várias mulheres.

Foto/ Fonte: Imagem de @kroshka__nastya no Freepik

Hoje os produtos estão mais puros e trabalhados para que não causem intoxicação. São dermatológicos e oftalmologicamente testados para evitar irritação na pele. Quando esse cuidado não é valorizado a consequência para os olhos são pálpebras avermelhadas, inflamadas e infectadas. Um processo bem desconfortável e nada bonito. Por isso, é fundamental avaliar a qualidade, validade, manuseio e a higiene de todos os produtos usados.

 

 

 

 

Dra Michelle Dias
CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff no HOPE e do Real Visão no Hospital Português
www.michelledias.vip

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Imagem de @Racool_studio no Freepik