Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro - O Rosto e sua Arquitetura - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Matérias

Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro – O Rosto e sua Arquitetura

Estudado desde a antiguidade, o rosto sempre foi uma área do corpo humano que despertou curiosidades e seu conhecimento só aumenta em relação aos seus detalhes. O rosto e sua arquitetura trazem consigo diversos mistérios e revela características extremamente peculiares quanto mais se estuda.

É oportuno dizer que não existem formas e proporções ideais para o rosto humano. Ou seja, não é correto falar em um modelo ideal. Os diversos formatos que a face pode assumir têm características genéticas, étnicas e fisiológicas, portanto, são diversas e por isso mesmo carregam uma beleza peculiar para cada uma dessas características.

Foto/ Fonte: Imagem de diana.grytsku no Freepik

Anatomicamente, os rostos são divididos em terços horizontais e em quintos verticais. O terço horizontal superior vai da linha de transição do cabelo com a testa até as sobrancelhas. Já o terço horizontal médio se inicia nas sobrancelhas e termina na base do nariz. Por fim, o terço horizontal inferior da face está compreendido entre a base nasal e a ponta do queixo. No caso dos quintos verticais do rosto, temos o quinto vertical central, que está compreendido entre linhas paralelas na lateral de cada asa do nariz. Há também os quintos verticais mediais direito e esquerdo, que estão localizados entre a lateral da asa nasal e canto externo dos olhos. E, por fim, os quintos verticais laterais direito e esquerdo, que se situam entre o canto externo dos olhos e a parte mais externa das orelhas.

Foto/ Fonte: Imagem de master1305 no Freepik

Para uma avaliação mais detalhada do rosto e sua arquitetura, precisamos também levar em consideração os diversos formatos que o rosto pode assumir ou herdar geneticamente. Temos descrito na literatura nove formas distintas para a face, muitas vezes de difícil interpretação. Os formatos são: oval, quadrado, redondo, alongado, triangular, triângulo invertido, coração, retangular e diamante. Tais definições levam em consideração o comprimento e a largura de diversas regiões da face, bem como o formato de seus contornos e da linha de transição do cabelo com a testa.

Foto/ Fonte: Imagem de valuavitaly no Freepik

Diante de todo esse conhecimento, médicos capacitados, bem como excelentes maquiadores e cabelereiros, irão analisar todas as informações que o rosto e sua arquitetura trazem para planejar e executar os melhores tratamentos e outros procedimentos para entregar mais beleza às pessoas que procuram ajuda profissional e, principalmente, elevar sua autoestima e confiança.

Até mais.
Cláudio Cordeiro

 

SERVIÇO

Dr. Cláudio Cordeiro

Médico Especialista em Cirurgia e Medicina Estética da Face

CRM: 15724

Empresarial RioMar Trade Center

Av. República do Líbano, 251-Torre 1 – sala 2708 – Pina – Recife – PE

www.claudiocordeiro.com

@clinicaclaudiocordeiro

 81 982331111

 

 

* Foto de destaque: Imagem de Freepik