Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias - Cirurgia e nutrição - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias – Cirurgia e nutrição

Cirurgia e Nutrição: Uma Combinação de Luxo

A importância de uma mesa saudável e varável é tema de discussão nos quatro cantos do mundo e não é surpresa quando frisamos como a qualidade dos nutrientes que ingerimos afeta a nossa disposição e vitalidade.

E é seguindo essa linha de pensamento que faço questão de dar o devido valor a comida de verdade quando o assunto está relacionado a cirurgia. A escolha por acrescentar ou retirar alguns grupos alimentares durante o planejamento da cirurgia e dos dias que se seguem farão a diferença na sua recuperação.

Deixo claro que o intuito desse artigo é alertar sobre os cuidados com os alimentos, a dieta individual com a escolha de cada item e porções deve estar sob os cuidados do nutricionista.

Antes da cirurgia nossa preocupação maior é com o ato cirúrgico, principalmente com o sangramento e com o potencial de regeneração dos tecidos. Por isso evitamos substâncias que favoreçam o sangramento e estimulamos o consumo daquelas que ajudam a boa cicatrização.

Foto/ Fonte: Imagem de ArtPhoto_studio no Freepik

Um bom exemplo de produtos que devemos evitar são os que podem interferir no processo de coagulação do sangue, aumentando o tempo de sangramento, como: gengibre, alho, própolis, alimentos ricos em ômega 3, como: peixes tipo salmão, atum, cavala; sementes de chia e linhaça, nozes, abacate, vinho tinto e outras bebidas alcóolicas. A ideia aqui é reduzir seu consumo na semana da cirurgia e se suplemento de ômega 3, suspender o consumo uns quinze dias antes. A suspensão visa a reduzir o sangramento durante a cirurgia e consequentemente o hematoma do pós-operatório.

Foto/ Fonte: Imagem de Anastasia Kazakova no Freepik

Após a cirurgia queremos que os tecidos se recuperem bem e por isso estimulamos o consumo de alimentos favoráveis a boa cicatrização. Os alimentos voltados também para esse fim são as frutas cítricas por causa da vitamina C, proteínas da carne que além dos aminoácidos são ricos em ferro e zinco, proteína dos vegetais, oleaginosas, cacau etc.

Idealmente evitar produtos ultraprocessados que não fornecem nutrientes adequados e atrapalham a digestão como refrigerantes, pó para refrescos, salgadinhos de pacote, sorvete e guloseimas açucaradas, pães de forma, biscoitos, misturas para bolo, cereais matinais, bebidas saborizadas, molhos prontos, produtos congelados para aquecer e produtos instantâneos.

Foto/ Fonte: Imagem de Freepik

O sucesso da cirurgia depende de vários fatores, mas, invariavelmente, a qualidade nutricional é um dos pilares importantes na recuperação pós-operatória. A boa nutrição deve fazer parte do nosso dia com alguns ajustes para o período cirúrgico.

 

 

Dra Michelle Dias
CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff no HOPE e do Real Visão no Hospital Português
www.michelledias.vip

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Imagem de wavebreakmedia_micro no Freepik