Explore os encantos da Bodega Garzón - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore os encantos da Bodega Garzón

A Bodega Garzón, localizada na região de Maldonado, Uruguai, tem atraído mais de 20.000 brasileiros por ano, ajudando a colocar essa região pouco conhecida no mapa mundial do vinho. Com apenas quinze anos de existência, a vinícola se destacou no cenário internacional e alcançou sucesso notável desde que foi adquirida pelo magnata argentino do petróleo Alejandro Bulgheroni, que inicialmente tinha planos de produzir energia eólica no local.

Localizada a cerca de uma hora de carro de Punta del Este e a 180 quilômetros de Montevidéu, a Bodega Garzón produz anualmente 2 milhões de garrafas de vinho, sendo que 75% dessa produção é destinada ao mercado externo. Dentre esses mercados, o Brasil é responsável por 27% das exportações. Os vinhos produzidos pela Bodega Garzón são reconhecidos pela sua qualidade, desde os mais básicos, como o fresco Albariño Reserva, feito com a uva branca mais importante do Uruguai, até o nobre Balasto, um ícone elaborado com as uvas tannat, cabernet franc e petit verdot.

O enólogo Germán Bruzzone elogiou a safra de 2020, considerando-a uma das melhores dos últimos cinquenta anos. O sucesso da Bodega Garzón no Brasil também se reflete no enoturismo, com os visitantes brasileiros representando 75% do total, o equivalente a 22.500 pessoas por ano. Os turistas podem desfrutar de diferentes passeios, incluindo experiências gastronômicas e até mesmo um voo de balão. O passeio básico, chamado de Tour Garzón Reserva, oferece uma visita guiada, degustação e a oportunidade de explorar os vinhedos.

Ao chegar à bodega, os visitantes podem apreciar a vista panorâmica das vinhas nas suaves colinas da propriedade de 1500 hectares. O local também conta com um restaurante dirigido pelo renomado chef argentino Francis Mallmann. Nas instalações da Bodega Garzón, destaca-se o equipamento de ponta e as grandes tulipas de concreto, que funcionam como tanques de maturação para os vinhos mais refinados. O consultor italiano Alberto Antonini orienta a produção dos vinhos, acreditando que os exemplares uruguaios estão ganhando cada vez mais reconhecimento e atenção.

Em resumo, visitar a Bodega Garzón oferece aos brasileiros a oportunidade de conhecer uma região vinícola pouco explorada do Uruguai e desfrutar de vinhos de alta qualidade. Com diferentes opções de passeios, uma bela paisagem, um restaurante renomado e a chance de vivenciar experiências únicas, a vinícola se tornou um destino popular para os amantes do vinho que visitam o Uruguai.