Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias - Harmonia, Bom Gosto e a Beleza Transformadora - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias – Harmonia, Bom Gosto e a Beleza Transformadora

Em uma era de infinitas possibilidades e discussões, buscamos explorar a beleza em suas diversas formas. Antigamente, se tinha definições claras, mas hoje em dia, tudo pode se transformar em algo novo e surpreendente.
E o que essa abordagem relativa tem a ver com a beleza? Ao estudar o assunto, encontrei em Roger Scruton uma ideia que ecoa o pensamento do filósofo Platão, que considerava a beleza um valor supremo, buscado por si só, não precisando justificar o nosso anseio pelo belo. A beleza é comparada à verdade e à bondade, formando um trio de valores que harmonizam nossa existência com o mundo e com aqueles que nos cercam.

Foto/ Fonte: Imagem de Romeo22 no Freepik

 

O intrigante sobre a beleza é sua presença constante em nosso cotidiano, mesmo nas coisas mais simples, como a disposição dos objetos em nossa casa ou as ruas que percorremos. Embora monumentos grandiosos, como o Cristo Redentor, venham à mente quando pensamos em beleza (afinal, ele é considerado uma das sete maravilhas modernas), a verdadeira beleza está presente em nossas vidas diárias, muito mais do que em monumentos distantes, visitados esporadicamente.

O desafio, que deveria ser simples, é justamente enxergar essas “pequenas” belezas. Digo “pequenas” não por serem menos importantes, mas porque às vezes são tão sutis que nosso olhar estressado do dia a dia nos impede de notá-las. Nesse despertar, é importante sermos ativos nessa busca. Devemos olhar para nós mesmos e ao nosso redor, prestando atenção aos detalhes e percebendo como os objetos que observamos nos impactam. Afinal, o olhar é analítico, requer atenção e nos leva à reflexão. Ao contrário do “ver” que é algo frio e impessoal.

Foto/ Fonte: Imagem de valuavitaly no Freepik

Vamos treinar nosso olhar para a beleza, assim como Platão, contemplando-a de forma racional, por meio de uma evolução filosófica. Dessa maneira, podemos valorizá-la em sua totalidade, encontrando a harmonia entre a moda e a beleza transformadora.

Descubra conosco como o olhar atento pode nos conduzir a um mundo repleto de beleza e significado. Acompanhe nossas postagens e compartilhe suas próprias experiências sobre como a beleza transforma sua vida.

 

 

Dra Michelle Dias
CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff no HOPE e do Real Visão no Hospital Português
www.michelledias.vip

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Imagem de Holiac no Freepik