Mercedes apresenta seu sedã híbrido de luxo mais poderoso de todos os tempos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mercedes apresenta seu sedã híbrido de luxo mais poderoso de todos os tempos

A Mercedes-AMG lançou o seu mais recente projeto, o Mercedes-AMG S 63 E Performance, que eleva o desempenho do imponente Classe S a novos patamares. A equipe da AMG, conhecida por seus grandes motores V8 biturbo e luxo incomparável, tem explorado recentemente motores de quatro e seis cilindros, bem como sistemas híbrido-elétricos emprestados da unidade de direção do carro de corrida Mercedes AMG Petronas Formula 1 Team.

O Mercedes-AMG S 63 E Performance se destaca como o Classe S mais potente de todos os tempos, combinando luxo e desempenho em um sedã híbrido. Durante um evento de mídia realizado nas colinas de Malibu, na Califórnia, a Mercedes demonstrou que adicionar um motor elétrico e baterias a um sedã de grande porte com tração nas quatro rodas não compromete os níveis de luxo esperados. Pelo contrário, a combinação de assistência híbrida e desempenho bruto proporciona uma experiência AMG impressionante, que desafia o tamanho e o peso de um veículo tão complexo.

A unidade elétrica do S 63 E Performance oferece níveis surpreendentes de conforto e silêncio ao dirigir pela cidade, combinando-se perfeitamente com o refinamento tradicional da Classe S. O modelo apresenta bancos de couro ventilados e acolchoados, oferecendo um ambiente luxuoso. Embora a AMG tenha planos de lançar uma linha totalmente elétrica até 2025, atualmente a combinação de assistência híbrida e desempenho impressionante diferencia os modelos da Mercedes-Benz da linha EQ, que são direcionados mais especificamente aos primeiros usuários de veículos elétricos.

 

A autonomia elétrica do S 63 E Performance ainda não foi revelada, mas fica evidente que o sistema híbrido da F1 enfatiza o desempenho em vez da eficiência. Dirigir no modo totalmente elétrico por tempo suficiente reduzirá a carga da bateria para cerca de 25%, momento em que o motor a gasolina será acionado para fornecer energia e recarregar a bateria.

Ao pisar no acelerador, o modo “Comfort” ativa o poderoso motor V8 biturbo, resultando em uma entrega impressionante de torque. A Mercedes afirma que o sistema híbrido do S 63 E Performance oferece mais de 1.000 lb-ft de torque combinado, resultando em um tempo de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) reivindicado de apenas 3,2 segundos. É notável que o veículo tenha um peso total de cerca de 5.721 libras, cerca de 200 libras a menos que uma picape Ford F-150 Raptor R.

O motor V8 de 4.0 litros, os dois turbos, a transmissão automática de nove marchas e os componentes de transmissão elétrica se combinam com a tração nas rodas traseiras, suspensão adaptativa e barras estabilizadoras desconectáveis para proporcionar um desempenho excepcional, mesmo considerando o tamanho e o peso do veículo.

O S 63 E Performance apresenta um sistema de direção traseira que permite curvas mais fechadas, graças ao modo “Sport+”, que ajusta a direção e a suspensão para reduzir o rolamento da carroceria. Com a ajuda das barras estabilizadoras desconectáveis, o sedã lida bem com curvas sinuosas, oferecendo uma experiência de condução emocionante.

O sistema híbrido derivado da F1 do S 63 E Performance foi projetado com atenção aos detalhes. As baterias são controladas individualmente para gerenciar a saída elétrica e a absorção de calor. Um sistema de refrigeração eficiente mantém as baterias operando em uma temperatura ideal. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 4.0 litros e transmissão automática de nove marchas. O motor elétrico pode até mesmo enviar energia para as rodas dianteiras quando o veículo está no modo totalmente elétrico.

O sistema híbrido oferece uma potência combinada de 791 hp e um torque total de 1.055 lb-ft. O veículo possui uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 155 mph (250 km/h) e aceleração impressionante graças à entrega de torque instantâneo do motor elétrico.

A cabine do S 63 E Performance é luxuosa e repleta de recursos tecnológicos. Os bancos dianteiros e traseiros oferecem ajustes elétricos, ventilação e apoios de cabeça e pernas ajustáveis. O design interior combina grãos de madeira e assentos acolchoados, criando um ambiente requintado. O sistema de infoentretenimento MBUX oferece várias opções de controle, incluindo telas sensíveis ao toque e botões no volante.

Com um preço estimado em torno de US $ 200.000, o Mercedes-AMG S 63 E Performance oferece todos os confortos esperados nesse segmento. Embora o porta-malas tenha sido comprometido devido às baterias e à transmissão, o veículo compensa com desempenho excepcional e uma experiência de luxo para todos os ocupantes.

O Mercedes-AMG S 63 E Performance exemplifica a combinação perfeita entre tecnologia da F1 e desempenho AMG, mostrando que os híbridos de alto desempenho ainda têm um papel importante antes da transição completa para veículos elétricos.