O novo bourbon Daniel Weller da Buffalo Trace usa trigo egípcio para criar um sabor único - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

O novo bourbon Daniel Weller da Buffalo Trace usa trigo egípcio para criar um sabor único

A Buffalo Trace Distillery, localizada em Frankfort, KY, é reconhecida por produzir alguns dos melhores bourbons do mundo. Um de seus destaques é a marca William Larue (WL) Weller, conhecida por seu bourbon de trigo, que oferece um sabor suave e suave em substituição ao centeio. Agora, a destilaria está lançando uma nova linha de uísques experimentais chamada Daniel Weller, e sua primeira oferta é o Daniel Weller Emmer Wheat.

O Daniel Weller Emmer Wheat utiliza uma das cepas de trigo mais antigas e raras, o trigo Emmer. Esse grão egípcio antigo é pouco visto nos alambiques modernos, sendo mais comumente utilizado na produção de cerveja e pão. No entanto, a Buffalo Trace decidiu envelhecer esse uísque por quase 12 anos para criar um sabor único de bourbon.

Com uma graduação alcoólica de 94 graus, o Daniel Weller Emmer Wheat apresenta um nariz com aromas frescos e de nozes, combinados com notas de casca de laranja, avelã, canela e caramelo. No paladar, é uma mistura bem equilibrada de carvalho robusto, mel doce e frutas de pomar, seguida por um acabamento complexo de carvalho, que é complementado por especiarias assadas e notas de couro.

Harlen Wheatley, destilador mestre da Buffalo Trace, explica que o experimento foi realizado para explorar o sabor de uma das antigas cepas de trigo esquecidas em seu bourbon de trigo. Eles descobriram que o trigo Emmer confere apenas um sabor ligeiramente diferente, mas delicioso, levando-os a um novo território de bourbon. Embora mantenha o sabor característico do Weller, possui notas distintas e únicas que o diferenciam dos outros uísques Weller lançados até então.

O Daniel Weller Emmer Wheat foi destilado no EH Taylor, Jr. Microstill, um equipamento projetado sob medida por Harlen Wheatley, combinando pote e coluna. Essa combinação permite que a equipe experimente lotes muito pequenos sem prejudicar a capacidade de produção principal.

O nome do bourbon é uma homenagem ao avô de WL, Daniel Weller, que, segundo a história, estabeleceu-se em Kentucky em 1794, após lutar na Guerra Revolucionária. Daniel seguiu os passos de seu pai e começou a fazer uísque. Agora, duas gerações depois, WL está à frente da icônica marca de uísque, e a linha experimental Daniel Weller é inspirada na coragem e pioneirismo de Daniel.

Andrew Duncan, diretor global de marcas da Buffalo Trace, destaca que a destilaria continua investindo na produção de mais uísque para atender à demanda, mas também busca honrar a tradição e abraçar a mudança. A Buffalo Trace planeja continuar experimentando com grãos, barris, técnicas e envelhecimento, a fim de criar o melhor uísque do mundo.

O Daniel Weller Emmer Wheat estará disponível por meio da rede de distribuidores da Buffalo Trace, ao preço de $500 por garrafa de 750ml. Essa nova oferta promete ser uma experiência única para os apreciadores de bourbon, combinando a tradição da Buffalo Trace com uma abordagem inovadora.