Descubra o requinte em cada detalhe no Mailly Grand - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o requinte em cada detalhe no Mailly Grand

O Champagne Mailly Grand Cru optou por uma reformulação do coffret de suas referências L’Intemporelle Blanc e L’Intemporelle Rosé, buscando embalagens mais sustentáveis. Para isso, eles substituíram o tradicional encarte de PP por um feito de polpa moldada, uma solução inovadora no segmento de Champagne.

A empresa colaborou com Cartonnages Bes, Fedrigoni e a solução de celulose termoformada Eclose para criar coffrets monomateriais para seus vinhos. Os novos insertos de polpa moldada Eclose substituíram o PP, sendo produzidos por meio de maquetes e testes que utilizaram moldes de protótipos 3D. Com 7 mm de espessura, a polpa moldada termoformada oferece resistência ideal.

O formato do encarte, descrito como um “berço” para a garrafa de champanhe, apresenta uma borda curva que se sobressai ligeiramente para ajudar a manter o encarte dentro do coffret e manter a caixa fechada por meio do atrito gerado. As saliências na base do inserto e o estreitamento na parte do gargalo garantem que a garrafa permaneça segura. Além disso, os painéis laterais são dobrados milimetricamente para encaixar na base do caixão.

O caixão em si é produzido pela Cartonnages Bes. L’Intemporelle Blanc é revestido em papel Fedrigoni Tintoretto Crystal Salt 140g, enquanto L’Intemporelle Rosé é envolto em Tintoretto Gesso 140g impresso em rosa pálido. A decoração é realizada por hot-stamping.

O Champagne Mailly Grand Cru planeja lançar um novo coffret para seu cuvée Les Echanssons até o final de 2023. Essa embalagem será feita com papel Astroprint White 246 120g, com um grão de favo de mel apertado, enquanto o encarte será tingido de marrom.

A casa de Champagne utiliza apenas uvas provenientes de Mailly Champagne, uma vila classificada como Grand Cru em 1920. Com uma produção de aproximadamente 500 mil garrafas por ano, sendo 70% destinadas à exportação, várias casas de champanhe estão repensando suas embalagens para atender às demandas dos consumidores e às regulamentações relacionadas à sustentabilidade. Algumas casas, como a Ruinart e a Champagne Telmont, já adotaram embalagens inovadoras e mais recicláveis em seus produtos.