Jardim Botânico do Rio revela seus segredos ao longo da Trilha Histórica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Jardim Botânico do Rio revela seus segredos ao longo da Trilha Histórica

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferece visitas guiadas gratuitas pela Trilha Histórica, como parte do projeto “Trilhas de Sexta”. Essas visitas ocorrem todas as sextas-feiras do mês de julho e permitem aos visitantes explorar os pontos históricos e icônicos da instituição bicentenária.

Ao longo da Trilha Histórica, os participantes têm a oportunidade de conhecer mais de 48 pontos do Jardim Botânico, incluindo o acervo de espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. Alguns dos locais visitados são o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, o portal e ruínas da antiga Real Fábrica de Pólvora, o Busto de Dom João VI, o portal das Belas Artes, a gruta Karl Glasl, a coleção de plantas medicinais, o Roseiral Pedro Cachimbo, o jardim japonês, a região amazônica e a aleia das palmeiras, entre outros.

 

Para participar, não é necessário fazer uma inscrição prévia. Os interessados devem apenas comparecer ao Centro de Visitantes e adquirir o ingresso para acessar o arboreto. O passeio tem duração aproximada de duas horas e meia e oferece uma visão abrangente sobre a história do Jardim Botânico, que teve início em 13 de junho de 1808 com a chegada de Dom João VI.

 

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi estabelecido a partir da decisão do príncipe regente português de transformar o local em uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies de diferentes partes do mundo. Atualmente, a instituição abriga uma respeitada coleção de cerca de 22.000 plantas, representando mais de 3.500 espécies.

 

As visitas guiadas pela Trilha Histórica são uma excelente opção para aproveitar as férias de julho no Jardim Botânico. Não perca a oportunidade de explorar a rica história e beleza natural desse lugar fascinante.

 

Informações adicionais:

 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008.

Horário: Sextas-feiras, às 10h.

Ingressos para o arboreto: Os preços variam de R$ 18,00 a R$ 73,00 (inteira) e podem ser adquiridos através do site www.jbrj.eleventickets.com.