Triumph TR25 apresenta uma fusão de estilo clássico e inovação elétrica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Triumph TR25 apresenta uma fusão de estilo clássico e inovação elétrica

A Triumph Motor Company, em colaboração com a casa de design Makkina, apresentou o seu novo carro-conceito elétrico, o Triumph TR25. Após quase 40 anos sem fabricar carros, a Triumph volta com um design impressionante, homenageando o recorde estabelecido pelo Triumph TR2 MCV575 “Jabbeke” em 1953.

O TR25 é inspirado no design do TR2 original e compartilha vários elementos estilísticos, como os dois faróis com um “25” ao centro, celebrando o 25º aniversário da Makkina. O conceito apresenta um exterior minimalista, com saliências curtas, rodas grandes e vincos acentuados nos para-lamas.

Na parte traseira, destacam-se as luzes finas e verticais que cortam a parte traseira e exibem a marca Triumph. O design limpo e direto estende-se à cabine, que possui um único assento focado no motorista, mas também oferece a opção de um assento dobrável para um passageiro.

A Makkina optou por manter os recursos da cabine simples, com uma bitácula atrás do volante exibindo informações essenciais, como alcance da bateria, velocidade na estrada e nível de carga. O volante com raios é uma referência ao “Jabbeke”, porém, incorpora tecnologia moderna, como um mostrador autocentrante que fornece informações vitais do veículo. Além disso, o volante permite ao motorista alternar entre os modos de condução e acessar o sistema de navegação.

O carro-conceito TR25 é montado na plataforma do BMW i3s, uma vez que a BMW é a proprietária da marca Triumph Motor Company e colaborou com a Makkina no projeto. O BMW i3s é equipado com um motor elétrico AC que entrega 181 cavalos de potência e 199 libras-pés de torque, proporcionando uma aceleração de 0 a 60 milhas por hora em 6,8 segundos. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) avaliou o BMW i3s com uma autonomia de até 153 milhas em uma única carga, mas os detalhes específicos sobre o trem de força do conceito de design da Makkina não foram divulgados.

Vale ressaltar que a BMW encerrou a produção do i3 no final de 2022, após vender 250.000 unidades do hatchback elétrico/híbrido em quase nove anos. A montadora realizou uma cerimônia especial de despedida, inclusive com uma pintura dourada, e o modelo deixou o mercado americano no final de 2021.

O recorde estabelecido pelo Triumph TR2 MVC575 “Jabbeke” em maio de 1953 foi bastante notório. O carro quebrou o recorde de velocidade terrestre para carros de produção abaixo de 2,0 litros. O protótipo de pré-produção utilizou peças aerodinâmicas, incluindo um escudo inferior, splats de asa traseira e uma cobertura de metal na cabine, visando melhorar a aerodinâmica. O exemplar original do “Jabbeke” encontra-se atualmente no British Motor Museum.