Casa Museu Ema Klabin movimenta exposição com tesouros literários raros revelados - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa Museu Ema Klabin movimenta exposição com tesouros literários raros revelados

A Casa Museu Ema Klabin, localizada no Jardim Europa, em São Paulo, está promovendo a exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin”. A mostra é uma oportunidade única de apreciar parte da coleção de livros raros adquiridos por Ema Klabin ao longo de sua vida como bibliófila.

Ema Klabin foi uma entusiasta dos livros raros e montou uma biblioteca impressionante com mais de 3.500 volumes. A partir do final da década de 1940, ela adquiriu mais de 300 livros raros, incluindo manuscritos, incunábulos (livros produzidos até 1500), edições aldinas, relatos de viajantes, primeiras edições, edições de luxo e livros ilustrados por artistas.

A exposição apresentará 20 volumes representativos dos dois primeiros séculos de produção do livro impresso. Entre os destaques, estão os manuscritos e livros de horas, além de incunábulos e edições aldinas. Serão exibidas também as valiosas primeiras edições de obras como Platão (1513), Dante (1502) e Tucídides (1502), que proporcionaram um impacto significativo em nossa compreensão do mundo.

Um dos tesouros da exposição é o grandioso Atlas de Blaeu (1648-1655), uma obra que oferece uma visão cartográfica abrangente e detalhada do mundo naquela época. Através desses livros raros, a exposição destaca o poder transformador que a palavra impressa teve na história, ressaltando suas consequências, tanto positivas quanto negativas.

A exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin” estará aberta para visitação gratuita de 15 de julho a 15 de outubro de 2023. Os visitantes terão a oportunidade de se maravilhar com essa coleção única e testemunhar o legado deixado por Ema Klabin, uma verdadeira apaixonada pelos livros raros e sua influência na forma como percebemos o mundo.

 

SERVIÇO

Exposição: A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin

Data: 15 de julho a 15 de outubro de 2023

Local: Casa Museu Ema Klabin, Jardim Europa, São Paulo

Visitação: Livre

Entrada: Franca