Aston Martin apresenta o último V12 especial com transmissão manual - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aston Martin apresenta o último V12 especial com transmissão manual

Aston Martin revelou um V12 especial em comemoração ao seu 110º aniversário como fabricante de automóveis. Este modelo exclusivo, limitado a apenas 110 unidades em todo o mundo, seguirá os passos do único Victor, também produzido pela marca.

A marca apresenta um poderoso motor V12 biturbo de 5,2 litros montado na frente, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas sob medida e um diferencial de deslizamento limitado mecânico. Projetado com foco no prazer de dirigir, o modelo oferece uma potência de 705 cv e um torque de 555 lb ft, colocando-o à frente de outros modelos como o V12 Speedster e o V12 Vantage.

O design foi inspirado nos modelos clássicos da Aston Martin das décadas de 1970 e 1980, reinterpretando o icônico V8 Vantage original e o carro RHAM/1 ‘Muncher’ Le Mans, combinando técnicas de produção modernas. O capô em forma de concha do Valor apresenta dutos NACA duplos e a grade característica da Aston, flanqueada por entradas de fibra de carbono. A traseira é marcada por lanternas de LED personalizadas, fazendo referência ao hipercarro Valkyrie, com uma peça sólida de alumínio polido dividindo as seções superior e inferior.

A aerodinâmica foi cuidadosamente trabalhada, com um divisor frontal substancial, geradores de vórtice traseiros, difusor traseiro e uma cauda Kamm projetada para alcançar um equilíbrio aerodinâmico ideal. O Valor também apresenta um tubo de escape de saída tripla integrado a um difusor agressivo, fabricado com tubos finos de aço inoxidável de 1 mm para reduzir o peso.

Por baixo da carroceria, a Aston Martin aprimorou o chassi do Valor, equipando-o com suspensão sob medida, amortecedores adaptativos, molas exclusivas e barras estabilizadoras ajustadas especificamente para esse modelo. O design inclui painéis de cisalhamento dianteiros e traseiros, bem como suporte do tanque de combustível e suporte da torre de suspensão traseira para garantir a máxima rigidez estrutural. A geometria do carro foi ajustada para otimizar o desempenho na estrada, com configurações de camber, caster e toe cuidadosamente projetadas. O sistema de direção também foi aprimorado para proporcionar um feedback aprimorado.

O modelo possui rodas de diamante leve de 21 polegadas no estilo Victor e é equipado com um conjunto de discos de cerâmica de carbono de 410 mm na frente e 360 mm na traseira, reduzindo a massa não suspensa em 26 kg em comparação com os freios de aço. As pinças de freio são de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira. Surpreendentemente, a Aston Martin optou por pneus centrados na estrada, em vez de pneus semi-slick hardcore. Os pneus dianteiros possuem seção de 275 e os traseiros, de 325.

No interior, o V12 é um carro de dois lugares com um cockpit personalizável. Os compradores podem escolher entre opções de acabamento em alumínio usinado, titânio, fibra de carbono ou maçanetas de nogueira, com um padrão de articulação exposto. Cada exemplar do Valor será totalmente personalizado, tanto em seu exterior quanto em seu interior. O carro de lançamento virá com tecido de tweed de lã inspirado nos revestimentos dos assentos do DBR1 vencedor de Le Mans em 1959.

A produção do Aston Martin está programada para começar no terceiro trimestre deste ano, e as primeiras entregas estão previstas para o quarto trimestre. Apenas 110 unidades serão produzidas, com os preços ainda a serem confirmados.