BHAKTA Spirits lança BHAKTA 1990, um tesouro envelhecido por 26 anos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

BHAKTA Spirits lança BHAKTA 1990, um tesouro envelhecido por 26 anos

A BHAKTA Spirits, liderada pelo fundador do uísque WhistlePig, Raj Peter Bhakta, lançou um novo rum jamaicano extremamente raro, o BHAKTA 1990. Este espírito envelhecido em barril promete traçar um novo curso no mundo das bebidas espirituosas, trazendo consigo uma inovação peculiar, que combina consciência do passado, conhecimento atual e disposição para correr riscos.

Raj Peter Bhakta é conhecido por sua trajetória de assumir riscos, começando com a fundação da WhistlePig nos anos 2000, seguida por sua dramática saída da empresa em ascensão na década de 2010. Agora, com a estreia da BHAKTA Spirits, ele apresenta um requintado rum jamaicano blended, demonstrando sua capacidade de empreender e inovar no mundo dos destilados.

A BHAKTA Spirits adotou uma abordagem intensa e voltada para o vintage ao lançar primeiro o armagnac e, posteriormente, o bourbon e outros destilados no início deste ano. A empresa se baseia no vasto conhecimento adquirido ao longo da vida de seu fundador, que desenvolveu uma expertise enciclopédica em destilados finos, além de contar com o capital necessário para protegê-los.

 

A incursão da BHAKTA Spirits no mundo do rum é impressionante, especialmente com o lançamento do BHAKTA 1990. Este rum blended combina o rum jamaicano Clarendon/Monymusk de 25 anos, produzido em 1985, com um rum jamaicano de 23 anos de idade das famosas propriedades de Appleton. Os dois rums foram inicialmente misturados em 2014 e passaram mais três anos envelhecendo em barris de bourbon e centeio de segundo enchimento do renomado destilador de bourbon MGP. Por fim, foram finalizados em barris de armagnac, resultando em um envelhecimento total de 26 anos em barris de bourbon.

O perfil distinto deste rum é semelhante ao de um bourbon e se destaca quando apreciado puro ou com um único grande cubo de gelo. Durante uma degustação recente, foi observado que o nariz revela notas de carvalho, banana madura e tabaco, enquanto o paladar é agraciado com pimenta da Jamaica, pimenta, cravo e figo, tudo harmonizado na medida certa. O final é marcado por um toque brilhante de frutas cítricas tropicais, damasco doce e alcaçuz.

A escolha de combinar duas safras diferentes para criar este rum blended está alinhada com a abordagem geral da BHAKTA Spirits, que valoriza a história do líquido em vez de enfatizar apenas a declaração de idade. A garrafa que abriga o BHAKTA 1990 apresenta um design elegante, com linhas limpas e um impressionante logotipo Art Deco, proporcionando um acabamento refinado ao produto.

O rum jamaicano BHAKTA de 1990 é extremamente exclusivo, com apenas 1.500 garrafas disponíveis. Seu valor é estimado em US$ 500, refletindo sua qualidade excepcional e o trabalho meticuloso envolvido em sua produção. A oportunidade de saborear um rum tão bem elaborado é verdadeiramente inestimável para os apreciadores de destilados finos.