Guerlain revela Tesouros da História com sua coleção de artefatos icônicos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Guerlain revela Tesouros da História com sua coleção de artefatos icônicos

Guerlain, a renomada empresa francesa de cosméticos, inaugurou um armazém contendo peças históricas da marca, revelando tesouros que abrangem três séculos de história. A diretora de patrimônio da Guerlain, Ann Caroline Prazan, vasculhou uma vasta coleção de 18.000 peças para selecionar cuidadosamente 400 artefatos que agora estão expostos. Entre essas preciosidades, destaca-se o primeiro batom do mundo, criado em 1870 e preservado em perfeito estado, ainda com sua cor original de pigmento de cera bordô escuro.

A coleção também inclui o primeiro perfume moderno da Guerlain, chamado Jicky, criado em 1889. Esse perfume revolucionou o mercado, apresentando um conceito inovador de uma fragrância composta por uma mistura de várias notas, como especiarias, limão, lavanda, madeira e baunilha. Além disso, o perfume Jicky foi o primeiro a utilizar ingredientes sintéticos em sua composição. Surpreendentemente, ele ainda está em produção contínua, sendo o perfume mais antigo do mundo nessa categoria.

Outro destaque da coleção é o arquivo que revela segredos e histórias íntimas de clientes famosos da Guerlain ao longo dos anos. Entre esses clientes ilustres estão a imperatriz francesa Eugenie, Josephine Baker, Grace Kelly, Jacqueline Kennedy, Barbra Streisand, Margaret Thatcher e a rainha Elizabeth II. A própria rainha Elizabeth II era uma grande admiradora do perfume L’Heure Bleue, da Guerlain. Há uma anedota curiosa de que ela chegou a esvaziar uma garrafa do perfume e a encher com óleo de sua coroação em 1952, tamanho era o apego emocional que ela tinha pela fragrância.

Além de perfumes e cosméticos, o arquivo da Guerlain guarda outros objetos de inovação, como a patente da primeira escova de dentes giratória, um precursor das escovas de dentes elétricas modernas. Também são exibidos documentos e artefatos relacionados à criação do creme Nivea, que inicialmente continha ingredientes para clarear a pele das mulheres europeias e se tornou a base para a famosa empresa de cuidados com a pele de mesmo nome.

A Guerlain é uma empresa familiar transmitida ao longo de cinco gerações e foi adquirida pelo conglomerado de luxo LVMH em 1994. Apesar disso, a marca conseguiu preservar sua identidade única e sua reputação como uma empresa inovadora. O arquivo recentemente inaugurado representa um tesouro cuidadosamente guardado ao longo dos anos, destacando a história e a importância da Guerlain na indústria de cosméticos.

Em comemoração ao 170º aniversário do design mais famoso da Guerlain, o Frasco Abelha, a marca criou uma exposição chamada “Chère Eugénie” (Querida Eugénie), que pode ser visitada na loja da Guerlain na Champs-Élysées até 4 de setembro. A exposição conta com a presença do Frasco Abelha original, criado em 1853 para as núpcias da imperatriz Eugénie com Napoleão III. Esse frasco, adornado com relevos de abelha pintados à mão, é considerado um verdadeiro tesouro histórico e simboliza a Guerlain desde sua criação. Além disso, para celebrar o aniversário, 11 artistas e atores internacionais, incluindo Charlotte Rampling e Audrey Tautou, criaram uma série de fotografias inspiradas no Frasco Abelha.