Confira o GWM Haval Jolion, um SUV híbrido com potencial com espaço para melhorias - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Confira o GWM Haval Jolion, um SUV híbrido com potencial com espaço para melhorias

O GWM Haval Jolion é um SUV com nome romântico que busca conquistar o público com seu sistema híbrido competente e amplo espaço interno. Embora tenha características interessantes, ele não encanta à primeira vista. Vamos explorar suas dimensões, desempenho, interior e outras características importantes.

Com 4,47 metros de comprimento, o GWM Haval Jolion é 21 centímetros mais curto que o recém-lançado H6 no Brasil. Suas proporções o colocam em um porte semelhante ao dos SUVs médios populares, como Toyota Corolla Cross, VW Taos e Jeep Compass. O entre-eixos de 2,7 metros é generoso e permite que passageiros com mais de 1,85 metros viajem confortavelmente no banco traseiro. O piso plano favorece o conforto do quinto ocupante, e os assentos elevados melhoram a visibilidade. No entanto, o porta-malas é modesto, oferecendo 390 litros nesta versão híbrida.

Divulgação/Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/gwm-haval-jolion-tem-nome-romantico-mas-nao-conquista-a-primeira-vista)

O visual do Jolion é um dos seus trunfos, embora apresente semelhanças com outros SUVs conhecidos. O sistema híbrido é composto por um motor a gasolina 1.5 de quatro cilindros (95 cv e 12,7 kgfm) combinado com um motor elétrico (150 cv e 25,5 kgfm), resultando em uma potência combinada de 189 cv e 38,2 kgfm. A transmissão automática possui duas marchas, e a tração é dianteira, com uma bateria de 1,8 kWh.

Divulgação/Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/gwm-haval-jolion-tem-nome-romantico-mas-nao-conquista-a-primeira-vista)

O GWM Haval Jolion HEV impressiona com sua versão topo de linha Ultra, repleta de equipamentos como head-up display, carregamento de celular sem fio, câmeras de 360 graus, teto panorâmico e tela central de 12,3 polegadas. No entanto, há espaço para evolução, especialmente em relação à qualidade gráfica da tela multimídia, que é superior à da instrumentação digital, mas pouco intuitiva. A falta de comandos físicos torna algumas operações complicadas e exige que o motorista navegue pelos menus para realizar ações simples.

Divulgação/Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/gwm-haval-jolion-tem-nome-romantico-mas-nao-conquista-a-primeira-vista)

Os revestimentos interiores combinam zonas de toque suave com plásticos duros predominantes. Há materiais de imitação, como fibra de carbono nas portas e console central, e os alto-falantes da Harman têm acabamento de plástico medíocre. Apesar disso, o Jolion oferece diversos porta-objetos, tornando-o prático para o dia a dia.

Divulgação/Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/gwm-haval-jolion-tem-nome-romantico-mas-nao-conquista-a-primeira-vista)

O SUV híbrido da GWM possui uma performance satisfatória, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, graças ao suporte elétrico. A suspensão é calibrada para o conforto familiar, mas em velocidades mais elevadas e estradas sinuosas, a carroceria apresenta adernamento excessivo. A direção é pouco direta, prejudicando a precisão, e a falta de isolamento acústico entre a suspensão e a carroceria resulta em ruídos audíveis em pisos irregulares.

Divulgação/Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/gwm-haval-jolion-tem-nome-romantico-mas-nao-conquista-a-primeira-vista)

O GWM Haval Jolion oferece uma ampla lista de sistemas de assistência à condução, mas os avisos sonoros podem se tornar incômodos e a forma brusca de alguns sistemas pode desencorajar seu uso. O GWM Haval Jolion é um SUV híbrido com potencial, oferecendo espaço interno generoso, design atraente e desempenho adequado. No entanto, algumas áreas precisam ser melhoradas, como a interface do sistema híbrido e o acabamento interno. Se chegar ao Brasil, certamente exigirá ajustes para se adequar ao mercado local e conquistar o coração dos consumidores.