Concertos de Santa Luzia movimentam a Capela do Rosewood São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Concertos de Santa Luzia movimentam a Capela do Rosewood São Paulo

A Capela Santa Luzia, localizada no complexo Cidade Matarazzo, é um marco histórico com mais de 100 anos de existência em São Paulo. Após ser restaurado durante a construção do complexo Cidade Matarazzo, onde também se encontra o Rosewood São Paulo, o santuário se tornou um espaço cultural aberto ao público e palco para apresentações temáticas de música clássica realizadas mensalmente.

Sob a regência do maestro Yuri Jaruskevicius, uma orquestra composta por cerca de 20 músicos, incluindo instrumentistas, tenores, solistas e coral, encanta o público com concertos de música clássica. A seleção do repertório é cuidadosamente feita a partir de temas específicos para cada concerto, garantindo uma experiência única e imersiva.

O projeto dos Concertos de Santa Luzia teve início em setembro de 2022, com o Concerto de Primavera, e originalmente propunha uma edição para cada estação do ano, além de celebrações como Páscoa, Dia das Mães e Natal. No entanto, devido ao crescente interesse do público, a programação passou a ser realizada mensalmente.

A Capela Santa Luzia tem uma relevante história ligada à sua construção. Foi erguida a pedido de Virginia Matarazzo, cunhada do Conde Matarazzo, em agradecimento pela cura da doença ocular de seu filho. A escolha da padroeira Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão no catolicismo, deu nome ao santuário.

Parte do complexo do antigo Hospital Umberto I, da Sociedade Italiana de Beneficência em São Paulo, a Capela Santa Luzia fazia parte de um conjunto de edificações que operou até 1993. Em risco de demolição, o complexo foi salvo e adquirido pelo Grupo Allard em 2011 e virou a Cidade Matarazzo.

Durante a construção do novo complexo, que incluiu oito andares de subsolo, foi necessária uma engenharia cuidadosa para preservar a igreja centenária. Além disso, como Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo, o restauro da capela exigiu máxima fidelidade às características originais, mantendo sua fachada de estilo neoclássico em amarelo Sienna, com aparência de mármore polido, seguindo a técnica milenar Scagliola.

 

O projeto de restauração do santuário contou com o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e da Secretária Especial da Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Apoio e Projetos Culturais, além de outras empresas apoiadoras.

Os Concertos de Santa Luzia têm se tornado um evento de destaque na vida cultural da metrópole paulistana, atraindo um público diversificado e proporcionando momentos memoráveis de música clássica em um cenário histórico e restaurado com esmero. Os concertos são abertos ao público e a entrada é gratuita, sujeita à lotação. Além disso, em ocasiões especiais, como o Dia dos Pais, o hotel Rosewood São Paulo também prepara atividades e menu exclusivos, além de oferecer descontos em reservas, tornando a celebração em família ainda mais especial.