Trem do Pampa promove passeio enoturístico na fronteira do Uruguai - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Trem do Pampa promove passeio enoturístico na fronteira do Uruguai

O Rio Grande do Sul, famoso por suas paisagens exuberantes e pela tradição vitivinícola, ganhará mais um atrativo imperdível para os amantes do vinho: o Trem do Pampa. Com inauguração prevista para o final de 2023, esse passeio de trem promete encantar os turistas com uma experiência única de enoturismo na fronteira com o Uruguai.

Foto: Emerson Ribeiro

O trajeto do Trem do Pampa percorrerá 20 quilômetros, partindo das estações de Palomas até Sant’Ana do Livramento. A bordo de um trem moderno do tipo VLT, os passageiros poderão desfrutar de janelas panorâmicas que oferecem vistas deslumbrantes da paisagem local, que inclui o famoso cartão postal da cidade, o Cerro de Palomas, e os encantadores parreirais das vinícolas da região.

Foto: Emerson Ribeiro

A experiência começa com uma envolvente apresentação da história e cultura da região, enriquecida por performances de músicos e artistas locais. Os visitantes serão agraciados com uma deliciosa degustação de vinhos, proporcionando uma imersão nos sabores e aromas dos excelentes produtos da região. Além disso, haverá também a opção de saborear suco de uva, uma alternativa para os não apreciadores de bebidas alcoólicas.

Foto: Emerson Ribeiro

Durante o percurso, o trem fará paradas estratégicas em uma vinícola local, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer os bastidores do processo de produção do vinho e até mesmo criar sua própria bebida utilizando madeira brasileira. A imersão no mundo vinícola será complementada com visitas ao primeiro free shop de vinhos brasileiros, proporcionando aos turistas a chance de adquirir algumas garrafas como lembranças da viagem.

Foto: Emerson Ribeiro

O passeio do Trem do Pampa acontecerá inicialmente aos sábados, no período da tarde, com uma duração estimada de 2 horas e 30 minutos. O VLT tem capacidade para receber até 100 passageiros em cada viagem, e o custo da atividade será de R$ 135 por pessoa. Crianças com até 5 anos de idade, desde que no colo dos pais ou responsáveis, poderão participar gratuitamente dessa experiência enriquecedora.

Foto: Emerson Ribeiro

Portanto, prepare-se para embarcar nessa jornada enoturística única na fronteira do Uruguai, desfrutando das belezas naturais do Rio Grande do Sul e saboreando os melhores vinhos produzidos na região. O Trem do Pampa promete ser uma experiência memorável para os apreciadores da cultura vinícola e para todos os que desejam vivenciar momentos inesquecíveis junto à natureza exuberante do sul do Brasil. Garanta seu lugar nessa viagem enogastronômica e encante-se com os sabores, aromas e paisagens do Pampa!