Embraer anuncia produção de eVTOLs no Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Embraer anuncia produção de eVTOLs no Brasil

A fabricante brasileira de aeronaves, Embraer, é pioneira no desenvolvimento de carros voadores elétricos, conhecidos como eVTOLs (Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical), através de sua subsidiária Eve Air Mobility. A empresa anunciou que os primeiros modelos desses veículos serão fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo, em uma planta anexa à já utilizada para produção de aeronaves convencionais.

Os eVTOLs se assemelham a drones gigantes e são impulsionados por motores elétricos com uma autonomia de cerca de 100 km. Inicialmente, serão pilotados por humanos, mas a empresa tem planos para implementar a operação autônoma. Com o objetivo de oferecer deslocamentos urbanos acessíveis, a Eve busca proporcionar viagens com custos equivalentes a trechos de Uber Black, economizando considerável quantidade de tempo. Além da fabricação dos veículos, a empresa também está desenvolvendo infraestrutura para coordenar voos sobre as cidades.

A expectativa é de que os eVTOLs entrem em operação já em 2026, e a Eve Air Mobility já recebeu encomendas de quase 300 desses veículos por empresas de táxi aéreo no Brasil. A expansão da fábrica em Taubaté está aguardando a aprovação final das autoridades competentes.

A localização da fábrica em Taubaté oferece vantagens logísticas estratégicas, facilitando o acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Além disso, a proximidade da sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve favorecerá o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e competitividade da empresa.

A iniciativa de fabricação dos carros voadores é vista com entusiasmo pela Prefeitura de Taubaté, que enxerga benefícios como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional.

A Embraer já possui uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, representando mais de US$ 8 bilhões em vendas para diversos clientes, incluindo operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.

A parceria da Eve Air Mobility com a United Airlines para operar o transporte urbano com os carros voadores em São Francisco, nos Estados Unidos, também é um marco significativo no setor. A expectativa é de que o eVTOL receba certificação em 2026, com um voo de teste em escala real previsto para ocorrer até 2024. Serão definidas áreas de origem e destino das viagens, bem como a rede de rodas de mobilidade urbana aérea.

Com o investimento em tecnologias de ponta e o desenvolvimento desses carros voadores elétricos, a Embraer e a Eve Air Mobility oferecem aos clientes uma forma rápida, econômica e sustentável de se deslocar em ambientes urbanos, sem emissões de carbono, e impulsionam uma nova era na mobilidade aérea.