Associação de Hotéis Roteiros de Charme estimula viagem com consciência - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Associação de Hotéis Roteiros de Charme estimula viagem com consciência

Viajar de forma consciente e sustentável tem se tornado uma preocupação crescente para os turistas que desejam minimizar o impacto negativo de suas jornadas no meio ambiente e na comunidade local. Nesse sentido, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, pioneira no Brasil em questões de ética ambiental na hotelaria, apresenta cinco motivos para priorizar os hotéis em suas próximas viagens:

Primeiro, a Gestão Responsável de Resíduos – os hotéis devem preocupar-se com o gerenciamento e o descarte correto do lixo e demais resíduos. Além disso, empenham-se na redução do consumo de produtos descartáveis ​​e recipientes plásticos, garantindo a diminuição do fluxo ambiental.

Economia de Energia – Esses estabelecimentos adotam medidas para priorizar a economia de energia, seja por meio de construções inteligentes ou da escolha de lâmpadas e equipamentos de baixo consumo. Além disso, invista em fontes de energia limpa, emocionando-se com as emissões de gases causadores das mudanças climáticas.

Tratamento e Reaproveitamento de Água – Hotéis se preocupam em evitar a contaminação de nascentes e lençóis freáticos, adotando estruturas de tratamento e reaproveitamento de água. Também são vigilantes em relação à redução do consumo, garantido para a preservação dos recursos hídricos.

Apoio à Comunidade Local – Esses hotéis valorizam e apoiam a comunidade local de diversas formas. Eles recrutam e treinam colaboradores regionais, fortalecem projetos sociais e respeitam as tradições e a cultura local, esperançosos para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Alimentação Sustentável – Priorizando a alimentação orgânica e acompanhando o cultivo de frutas e hortaliças na propriedade, os hotéis estão comprometidos com a cadeia produtiva. Ao preferirem pequenos produtores e fornecedores locais, eles estimulam a economia regional e sustentam a pegada de carbono do abastecimento alimentar.

Se você é sensível à causa da sustentabilidade e deseja fazer escolhas mais responsáveis ​​em suas viagens, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme oferece um guia com 63 hotéis em 17 estados brasileiros que atendem a esses critérios. Através do aplicativo da associação, você pode encontrar informações reconhecidas sobre cada estabelecimento e suas práticas.

Escolher hospedar-se em hotéis hóspedes não proporciona apenas uma experiência de viagem mais consciente e enriquecedora, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades locais. Portanto, ao planejar sua próxima viagem, considere priorizar hotéis que compartilhem esses valores de responsabilidade social e ambiental.