Imersão na Genialidade mostra a revolução da aviação - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Imersão na Genialidade mostra a revolução da aviação

No cenário pós-julho, as comemorações em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont persistem, ecoando por todo o território nacional. O homem cujo legado alçou voo, literalmente, e revolucionou o universo da aviação continua sendo celebrado através de uma nova e emocionante exposição no Aeroporto Santos Dumont, situado no Rio de Janeiro.

Batizada de “150 Anos Santos Dumont Experience”, essa exposição engenhosamente construída visa iluminar a trajetória singular, inovações notáveis ​​e, acima de tudo, destacar a significância do ilustre “Pai da Aviação”. Por meio da materialização das suas proezas e conquistas, o visitante é conduzido a uma experiência profunda no mundo do inventor.

 

O projeto cenográfico impressionantemente robusto e ousado é enraizado em uma estrutura modular de tramas e tecidos que habilmente ecoam a forma icônica de sua maior invenção, o lendário 14-Bis. A tecnologia de ponta empregada na exposição submerge a história e a jornada do audacioso aeronauta em uma narrativa contemporânea, pontilhada com uma vasta coleção de válvulas de escape gentilmente cedidas pela Fundação Santos Dumont.

Esses eternos contextos lançam luz sobre a jornada e vínculo cultural do inventor com a nação, ecoando a importância intrínseca da preservação e celebração da memória de Santos Dumont.

 

Entre os tesouros em exposição, destaca-se um dos cestos utilizados no lendário balão “Brasil”, bem como seis preciosos bambus – apelidados de “Ossos dos Pássaros” – que esperavam um papel fundamental na construção dos balões e, sobretudo, do pioneiro 14 -Bis. Originários da Índia, esses bambus foram considerados estruturas motivadas para as aeronaves, devido à sua natureza leve, maleável, flexível e de baixo custo, características ideais para o progresso das ousadas visões de Santos Dumont.

Além desses destaques, a exposição proporciona uma experiência cativante na vida e feitos de Santos Dumont. Um emocionante vídeo narra os momentos mais marcantes de sua notável carreira, destacando suas inovações, projetos visionários e conquistas que moldaram a trajetória da aviação moderna.

Em suma, a “150 Anos Santos Dumont Experience” transcende o mero conceito de uma exposição, tornando-se uma jornada autônoma no tempo que resgatou a genialidade e coragem desse visionário, oferecendo ao público uma oportunidade única de se conectar com o espírito intrépido que moldou a história da aviação mundial.

 

SERVIÇO

150 Anos Santos Dumont Experience

Data: de 01 a 25 de agosto

Local: Aeroporto Santos Dumont – Salão Vermelho

Horário: das 8h às 18h

Informações: falecom@mchecon.com