Festival Música no Museu retoma harmonia notas marcantes no Rio - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival Música no Museu retoma harmonia notas marcantes no Rio

O projeto Música no Museu, reconhecido pelo seu papel em promover a música clássica no Brasil, está retomando suas atrações após o sucesso do 18º Festival Internacional de Harpas (RioHarpFestival), que quebrou recordes de público no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Enquanto o festival de harpas continua em várias cidades europeias até setembro, a programação regular do Música no Museu volta a encantar o público com uma mistura de música e voz ao longo deste mês.

O destaque deste sábado (5) será um emocionante encontro de corais no Clube Hebraica, localizado em Laranjeiras, zona sul do Rio, a partir das 17h. Já na quarta-feira (9), o prestigiado Quarteto Tonal se apresentará no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), às 12h30, tocando uma seleção de clássicos brasileiros e estrangeiros.

Na sexta-feira (11), em celebração ao Dia de Nossa Senhora da Glória, o Madrigal Cruz Lopes, sob a direção do maestro José Machado, realizará uma apresentação na Igreja do Outeiro da Glória às 18h. O repertório incluirá várias Ave Marias de compositores renomados como Jacob Arcadelt, Tomás Luis de Victoria, Giulio Caccini, Franz Peter Schubert, Charles Gounod,  Jean-Baptiste Fauré e Pietro Mascagni, culminando na grandiosa composição “Hallelujah” do Oratório do Messias, de George Frideric Handel.

 

O projeto continua a encantar o público no Museu/Casa Eva Klabin no sábado (12), às 17h, com a pianista Fernanda Canaud interpretando obras de Guerra Peixe, Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, entre outros compositores brasileiros. No domingo (13), às 13h, em homenagem ao Dia dos Pais, os talentosos violonistas Eduardo Camenietzki e Raphael Gemal prestarão uma homenagem aos pais fundadores da música brasileira no Museu da República, no Catete.

O ciclo de apresentações continua no Paço Imperial no dia 15, às 12h30, com o Duo Madri de Violões, formado por Adriana Ballesté e Mara Lucia, tocando obras de Bach, Fauré, Debussy, Manuel de Falla e Albéniz. No dia seguinte (16), às 12h30, o pianista Ricardo Mac Cord apresentará suas próprias composições no CCBB RJ. No dia 17, às 18h, será a vez do Coral do Sisejufe, sob a regência de Eduardo Feijó, encantar o público com clássicos da música brasileira no Centro Cultural Justiça Federal.

No domingo (20), às 13h, o Museu da República receberá os grupos Flautas, Fino Som e Vozes Encanto, que interpretarão clássicos brasileiros. A programação continuará no dia 23, às 12h30, no CCBB RJ, com Ana Lúcia Albuquerque ao piano, apresentando clássicos internacionais. No Museu da Justiça, a Camerata Feminina da Associação de Canto Coral se apresentará no dia 24, às 12h30, com um programa dedicado às mulheres na ópera, música sacra e canção lírica. No dia 26, às 18h, no Consulado de Portugal em Botafogo, as pianistas Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade executarão obras de Mozart, Rachmaninoff, Mahle e Saint-Saens.

Na terça-feira (29), às 18h, o Museu do Exército no Forte de Copacabana receberá o Madrigal do Leme, apresentando músicas de coral de cinco séculos. Encerrando o mês de apresentações, no dia 30, às 12h30, o projeto Música no Museu retornará ao CCBB RJ, com o Duo Regina Lacerda no piano e Luiz Bomfim no barítono, interpretando árias de óperas.

O projeto Música no Museu, que teve início em 1997, se estabeleceu como uma das maiores séries de música clássica do Brasil e é reconhecido pelo RankBrasil, equivalente ao Guinness Book no país. Ao longo de seus 26 anos de existência, o projeto atraiu um público superior a 1 milhão de pessoas.

O projeto também é responsável pelo renomado Festival Internacional de Harpas-RioHarpFestival, que está agora em sua 18ª edição e colocou o Brasil no cenário mundial da harpa. As informações foram fornecidas pelo idealizador e diretor do Música no Museu, Sergio da Costa e Silva.