Explore a Itália com trens turísticos de luxo e rotas cênicas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore a Itália com trens turísticos de luxo e rotas cênicas

A Itália está se preparando para uma revolução no turismo ferroviário, à medida que a Ferrovie dello Stato Italiane (FS), a operadora ferroviária estatal do país, lança seu ambicioso programa de trens turísticos especiais e rotas ferroviárias de ‘cruzeiro’. Com lançamento previsto para 2024, o FS Treni Turistici Italiani (Trem Turístico Italiano) visa transformar a viagem de trem em uma experiência inesquecível e sustentável, proporcionando aos viajantes uma maneira única de explorar as riquezas da Itália.

O programa será dividido em três categorias emocionantes:

 

Trens “Lusso” (Luxo): Os viajantes terão a oportunidade de embarcar em trens superluxuosos, incluindo o lendário trem Orient Express Dolce Vita e o Venice Simplon-Orient-Express. Estes trens oferecerão uma experiência de alto padrão, onde a jornada em si é um destaque das férias, proporcionando luxo e conforto incomparáveis.

 

Trens “Espressi” (Expresso) e “Treni Storici” (Trens Antigos): Rotas médias e longas conectarão as principais cidades italianas a destinos turísticos menos conhecidos. Os trens Espresso, utilizando material rodante reformado das décadas de 1980 e 1990, serão equipados com comodidades modernas, como vagões-restaurante, camarotes e áreas de armazenamento para bicicletas e esquis, proporcionando uma viagem elegante e confortável.

 

Trens de Cruzeiro: Uma abordagem inovadora que permitirá aos turistas explorar várias regiões em pequenas pausas. Uma rota de trem de cruzeiro partirá de Roma em uma noite de sexta-feira, levando os passageiros em direção às Dolomitas, com paradas estratégicas, como Calalzo-Pieve para Cortina d’Ampezzo. Os viajantes poderão desfrutar de refeições e acomodações a bordo, bem como excursões terrestres planejadas.

 

Além disso, a FS Treni Turistici Italiani assumirá a operação dos trens antigos atualmente operados pela Fondazione FS em todo o país, expandindo ainda mais a oferta de experiências ferroviárias únicas.

 

O CEO da FS, Luigi Ferraris, destacou que o objetivo principal deste programa é promover um turismo de alta qualidade e sustentável, incentivando os viajantes a explorar destinos menos convencionais e mergulhar nas tradições e economias locais. A estratégia visa criar uma conexão entre a viagem de trem e outras atividades turísticas, como visitas a locais históricos, caminhadas e degustações de produtos típicos.

 

O lançamento deste programa representa um passo significativo na direção de um turismo mais responsável e autêntico na Itália, proporcionando aos visitantes a oportunidade de descobrir as belezas do país de uma maneira verdadeiramente única e memorável. Com essa abordagem inovadora, a Itália está se posicionando como um líder no setor de turismo sustentável e oferecendo aos viajantes uma experiência excepcionalmente enriquecedora.