A Alta Joalheria Hermès encontra a beleza nas sombras - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A Alta Joalheria Hermès encontra a beleza nas sombras

Pierre Hardy, o diretor criativo de joias da icônica marca Hermès, é conhecido por desafiar as convenções e criar peças únicas e ousadas. Em sua mais recente empreitada, Hardy lançou a coleção de alta joalheria Les Jeux de l’Ombre, inspirada na misteriosa beleza das sombras. Neste texto, exploraremos as razões por trás dessa decisão inovadora e as características marcantes dessa coleção memorável.

Em um mundo de joalheria onde os padrões tradicionais se concentram nos “Quatro Cs” – corte, clareza, cor e quilate – Pierre Hardy escolheu seguir um caminho completamente diferente. Ele buscou inspiração na escuridão das sombras, desafiando as normas estabelecidas. Em suas próprias palavras, ele compartilha seu motivo: “Sempre falamos sobre luz e brilho em joias, então quis adotar a abordagem oposta”. Esta decisão ousada levou à criação da coleção Les Jeux de l’Ombre.

Hardy encontrou inspiração nas artes cênicas, particularmente no efeito hipnotizante dos holofotes e nas sombras que eles projetam no palco: a Poética das Sombras. Ele descreve essa distorção da luz como incrivelmente atraente, e a coleção Les Jeux de l’Ombre é uma resposta a esse desejo de poetizar as formas assumidas pelas sombras. Cada peça da coleção apresenta pedras preciosas, de diamantes a safiras e pedras da lua, contrastadas contra um fundo de “sombra”, muitas vezes uma tela preta profunda de jade preto ou titânio. Essa integração da sombra nas peças transforma algo aparentemente não precioso em algo verdadeiramente precioso, destacando a beleza por meio do contraste.

Pierre Hardy não se limitou a escolhas convencionais ao trabalhar com as “sombras” em suas joias. Em vez de usar apenas espinélios pretos e ônix, ele ousou usar jade preto e titânio preto com acabamento acetinado para realçar o brilho das pedras preciosas. Esta escolha destaca a beleza das gemas em primeiro plano e adiciona uma dimensão única às peças. Na série Lumières Brutes, ele incorporou pedras brutas e brutas, deixando-as em seu estado natural para capturar a beleza da sombra projetada por essas pedras brutas quando a luz é projetada sobre elas.

A coleção Les Jeux de l’Ombre inclui uma variedade de peças notáveis, como o colar Chaîne d’Ombre, que apresenta diamantes brancos, espinélios negros e safiras azuis e exigiu 2.000 horas de trabalho meticuloso. Há também o Miroir d’Ombre, um colar delicado de diamantes amarelos e brancos emergindo de sua sombra de safiras azuis. A coleção também apresenta peças geométricas móveis, como o colar mecânico Couleurs du Jour, que se revela para mostrar painéis internos brilhantes cravejados de uma variedade de pedras preciosas.

A coleção Les Jeux de l’Ombre da Hermès é verdadeiramente uma prova da arte e audácia de Pierre Hardy. Ao explorar o lado mais sombrio da alta joalheria, ele criou uma coleção memorável que desafia as normas e convida as pessoas a verem a beleza na sombra e na luz. É um lembrete de que a inovação e a criatividade podem levar a resultados extraordinários, mesmo nos campos mais tradicionais, como a joalheria.